Roadie Metal Cronologia: Avantasia – The Mystery of Time (2013)

by Helton Grunge

The Mystery of Time é o sexto álbum de estúdio do projeto musical Avantasia. O álbum foi gravado em 2012, mas foi lançado apenas em 29 de março de 2013. A capa do álbum foi criada por Rodney Matthews.

Avantasia é um projeto musical capitaneado por Tobias Sammet, vocalista e principal compositor da banda de heavy metal alemã Edguy. O nome do projeto é a junção de duas palavras: Avalon (local místico nas histórias do Rei Arthur) e Fantasia (terra fictícia do livro A História sem Fim). O projeto conta com a reunião de integrantes de diversas bandas para a gravação de um trabalho envolvendo Heavy Metal, Hard Rock, Música Clássica e Ópera.

No que diz respeito à temática, The Mystery of Time tem mesmo uma vibração semelhante aos gravados inicialmente pelo projeto, lá nos primórdios. As dez faixas têm de fato um sabor mais épico do que aquele que pôde ser sentido na trilogia iniciada em The Scarecrow.

Tobias Sammet é um dos responsáveis pela renovação que o Power Metal vem passando nos últimos anos, inserindo novos caminhos em uma sonoridade que há tempos necessita de renovação e, muitas vezes, o músico executa tal tarefa com maestria. O projeto Avantasia, liderado por Tobias, se iniciou em 2001 com o ótimo The Metal Opera e se manteve sempre surpreendente, com mudanças de direção inesperadas, porém sempre bem conduzidas.

Um dos principais diferenciais da história do Avantasia foi sempre contar com excelentes vocalistas em suas músicas. Alguns destes vocalistas fizeram mais trabalhos com Tobias, quase tornando-se membros fixos da banda. As escolhas feitas por Tobias para integrar os vocais do trabalho sempre eram escolhas minuciosas, detalhistas e ele sempre acertava nas características necessárias para uma boa execução da música.

The Mystery of Time varia entre canções mais Power Metal e outras que vão em direção ao Hard, AOR e até mesmo para um lado mais popular. Algumas faixas merecem maior destaque: Black Orchid (com participação de Biff Byford) mostra que o Power Metal pode ter elementos de AOR e não perder sua essência; Where Clock Hands Freeze (com Michael Kiske) traz um metal melódico padrão Avantasia com as características mais marcantes do projeto; Savior in the Clockwork apresenta, em seus mais de 10 minutos, tudo o que se espera do Avantasia no que diz respeito a qualidade e temática e ainda conta com as vozes de Sammet, Turner, Byford e Kiske; What’s Left of Me, cantada com Eric Martin, também merece menção por ser uma ótima balada e, ainda assim, casar sonoramente com o restante do trabalho.

O projeto contou com Tobias Sammet nos vocais e no baixo, Sascha Paeth nas guitarras, Miro nos teclados e Russel Gilbrok na bateria como a banda fixa. O álbum também contou com várias participações, foram elas: Bruce Kulick (guitarra nas faixas 3 e 10), Oliver Hartmann (guitarra nas faixas 4 e 9), Arjen Anthony Lucassen (guitarra na faixa 2), Joe Lynn Turner (ex-Rainbow e ex-Deep Purple; foi vocalista nas faixas 1, 2, 6, 10), Michael Kiske (ex-HelloweenPlace VendomeUnisonic; foi vocalista nas faixas 4, 6, 9), Biff Byford (Saxon; foi vocalista nas faixas 3, 6, 10), Ronnie Atkins (Pretty Maids; foi vocalista na faixa 7), Eric Martin (Mr. Big; foi vocalista na faixa 8), Cloudy Yang (foi vocalista na faixa 5) e Bob Catley (Magnum; foi vocalista na faixa 10).

Tracklist

01. Spectres – com Joe Lynn Turner
02. The Watchmakers’ Dream – com Turner
03. Black Orchid – com Biff Byford
04. Where Clock Hands Freeze – com Michael Kiske
05. Sleepwalking – com Cloudy Yang
06. Savior in the Clockwork – com Turner, Byford, Kiske
07. Invoke the Machine – com Ronnie Atkins
08. What’s Left of Me – com Eric Martin
09.Dweller in a Dream – com Kiske
10. The Great Mystery – com Turner, Byford, Bob Catley

Faixas Bônus

11. The Cross and You
12. Death Is Just a Feeling (Versão Alternativa)

8/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish