Zipper Catchs Skin é o décimo quarto álbum de estúdio de Alice Cooper, lançado em 1982.
O trabalho é definido como um álbum de Hard Rock, mas com fortes influências do pós punk e da new wave. Ele foi produzido por Erick Scott, baixista de Alice Cooper na época, junto do próprio Alice. O trabalho foi gravado em meados de 1982 no Cherokee Studios, localizado na Califórnia, nos EUA.
A banda oficial que participou das gravações contou com: Alice Cooper nos vocais e no sintetizador, Dick Wagner no violão e guitarra, Mike Pinera na guitarra, Erick Scott no baixo e Já Uvena na bateria. Além da banda oficial, o álbum contou também com músicos de apoio, são eles: John Nitzinger no violão; Billy Steele no violão; Duane Hitchings no sintetizador; Craig Kampf na percussão; Frannie Golde, Joanne Harris, Flo, Eddie e Patty Donahue nos vocais.
O álbum traz consigo uma gama diferenciada de ideias, todas juntas em um grupo de composições que apresenta um conjunto de histórias distintas que se completam (ou não). Dentre estas ideias encontramos: personagens de ficção, seriados de TV, quadrinhos e filmes de terror; um pouco de tudo que se passa na mente de Alice naquele momento.
Como curiosidade, este trabalho é um dos três em que o músico considera seus trabalhos “blackout” (os outros dois são o anterior Special Forces e o posterior DaDa), uma vez que ele não se lembra de ter composto e nem gravado, devido ao abuso de substâncias ilícitas. Este fator também foi importante para não haver uma turnê de divulgação do álbum, o que fez com que Alice Cooper não tenha executado nenhuma música desta obra em seus shows.
Quanto às composições, Cooper procurou escrever letras que fugissem de clichês e se aproximassem mais do sarcasmo. Este álbum contou com o retorno de Dick Wagner para a banda de Cooper, músico que ajudou o cantor a compor seus trabalhos mais clássicos anteriores. Mesmo voltando a dupla, o álbum não conseguiu emplacar grandes hits e não chamou tanto a atenção como outros que fizeram o nome de Alice Cooper ser muito conhecido no Rock.
Dentre as músicas do álbum, algumas merecem maior destaque. Para começar, a música de abertura é a Zorro’s Ascent, faixa feita em homenagem ao herói dos quadrinhos dos anos 50 e 60 chamado Zorro.
O new wave volta com carga total em I Like Girls, interpretada em parceria com Patty Donahue, então vocalista da banda The Waitresses. Um potencial “hit perdido” na carreira do músico que possui grandes faixas lançadas.
Em I Like Girls, faixa interpretada em parceria com Patty Donahue (à época vocalista da banda The Waitresses), pode ser considerada um potencial hit perdido, tal sua qualidade. Devido à situação já citada sobre a falta da turnê, a faixa acabou não sendo trabalhada nos shows, deixando a dúvida no ar.
A última música a ser destacada é a I Better Be Good pois é uma faixa cujo formato de “para e volta” dá a tônica da indecisão e do arrependimento do personagem que hesita em fazer tudo o que quer, apenas pelo medo de ser punido pelos pais, pela escola e pela sociedade.
O álbum está longe de ser aquilo que Alice Cooper conseguiu conquistar em trabalhos mais clássicos, porém algumas faixas conseguem trazer lampejos de boa música e “salvar” o trabalho de certa forma.
Faixas:
01. Zorro’s Ascent (Cooper, Nitzinger, Scott, Steele) [3:56]
02. Make That Money (Scrooge’s Song) (Cooper, Wagner) [3:30]
03. I Am The Future (Schifrin, Osborne) [3:29]
04. No Baloney Homosapiens (Cooper, Wagner) [5:06]
05. Adaptable (Anything For You) (Cooper, Scott, Steele) [2:56]
06. I Like Girls (Cooper, Nitzinger, Scott) [2:24]
07. Remarkably Insincere (Cooper, Nitzinger, Scott) [2:07]
08. Tag, You’re It (Cooper, Nitzinger, Scott) [2:54]
09. I Better Be Good (Cooper, Scott, Wagner) [2:48]
10. I’m Alive (That Was The Day My Dead Pet Returned To Save My Life) (Cooper, Scott, Wagner) [3:15]