Roadie Metal Cronologia: Virgin Steele – The Black Light Bacchanalia (2010)

by Vitor Rodrigues

Nunca fui um fã ardoroso do Virgin Steele. Até acho que era uma espécie de Manowar de pobre. Porém alguns discos se destacam na discografia dessa banda vinda de Nova York, e infelizmente esse não é o caso do ‘The Black Light Bachanallia’, décimo segundo disco da banda.

Eles optaram por criar em quase noventa minutos uma espécie de encontro entre Manowar + música de câmara + ambiente de barzinho.

O disco se inicia com a faixa “By The Hammer Of Zeus (And The Wrecking Ball Of Thor)” onde é narrada a história desses poderosos titãs, porém DeFeis resolve fazer um número suave, escolhendo cantar quase que inteiramente com sua voz interior, como se estivesse fazendo um teste para uma apresentação num pub. Ora Dave, uma música onde você coloca Zeus e Thor no título deveria ter, no mínimo um pouco mais de agressão e peso! Além dela há outra faixa muito longa com pianos, teclados e mais vocalizações suaves.

Exceto pelas faixas “Pagan Heart”, “The Bread Of Wickedness” e “Necropolis” que pelo menos sugere uma certa agressividade, a maioria do álbum nos deixa esperando por algo que nunca chega, e não traz qualquer surpresa ou novidade. O que irrita é que o vocalista David DeFeis, além de ser talentoso e versátil, é uma figura quase lendária na cena do Metal e o que encontramos aqui é uma escassez de Metal; apesar do instrumental é muito bem executado e às vezes bonito. Já o trabalho de guitarra é sólido mas largamente inofensivo e alguns solos de muita qualidade contrastando com os vocais de DeFeis que variam de suaves sussurros e entonações dramáticas.

Conclusão: Se a intenção era uma ópera metálica, eles esqueceram de adicionar a peça Metal.

Membros:
David DeFeis – all vocals, keyboards, orchestration, bass, producer, engineer
Edward Pursino – 6 string guitars
Josh Block – 7 string guitars, engineer
Frank Gilchriest – drums

Tracklist:
01. By the Hammer of Zeus (And the Wrecking Ball of Thor)
02. Pagan Heart
03. The Bread of Wickedness
04. In a Dream of Fire
05. Nepenthe (I Live Tomorrow)
06. The Orpheus Taboo
07. To Crown Them with Halos (Parts 1 & 2)
08. The Black Light Bacchanalia (The Age That Is to Come)
09. The Torture’s of the Damned
10. Necropolis (He Answers Them with Death)
11. Eternal Regret

  • 4/10
    - 4.0/10
4/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish