Roadie Metal Bio: Sanctuary

by Jéssica Da Mata

País de origem: Estados Unidos
Anos de atividade: desde 1985
Gênero: Thrash/ Heavy Metal

Formada em Seattle em 1985 por Warrel Dane (vocal), Leeny Rutledge (guitarra), Sean Blosl (guitarra), Jim Sheppard (baixo) e Dave Budbill (bateria). Após o lançamento de uma demo em 1996, o guitarrista Lenny conseguiu contato com Dave Mustaine (Megadeth) que manifestou interesse em atuar como produtor. O gerente de Mustaine na época, Keith Rawls financiou as gravações e se tornou o gerente de Sanctuary. Após isso, a banda assinou contrato com a gravadora Epic Records. O primeiro álbum foi lançado em 1988 “Refuge Denied”. Inicialmente foram vendidas 7.000 cópias em vinil, mas em junho de 2011, o disco já havia vendido mais de 200.000 cópias.

Curiosidades sobre Refuge Denied: A faixa “Battle Angels” foi usada no jogo de videogame Brutal Legend e destaque no quarto episódio da primeira temporada da série The OA do Netflix.

Após uma turnê mundial em 1989, eles começaram a gravar o segundo disco “Into The Mirror Black”, que foi lançado em 1990. Para promover o disco, foi feito um videoclipe da música “Future Tense”, que recebeu destaque no programa de televisão “Headbangers Ball” da MTV. Somente na primeira semana após o lançamento, foram vendidas mais de 34.000 cópias.



Enquanto ainda estavam na segunda turnê mundial, o guitarrista Sean Blosl deixou a banda, mas foi substituído por Jeff Loomis (atualmente guitarrista do Arch Enemy). Em 1992, o Sanctuary finalizou suas atividades devido a pressão da gravadora para se encaixar na cena grunge de Seattle que estava em ascensão naquela época, o que causou desentendimento entre os integrantes. Após o inesperado fim, Warrel Dane, Jim Sheppard e Jeff Loomir formaram a banda Nevermore em 1992 e Lenny Rutledge tornou-se produtor musical.

Em 2010, quatro membros fundadores do Sanctuary se reuniram para fazer alguns shows, mas tudo ocorreu bem e eles decidiram voltar as atividades oficialmente. O ex guitarrista Brad Hull acabou se tornando um membro oficial. Em 2011, Sanctuary participou do festival 70.000 Tons of Metal e em 2013 eles assinaram contrato com a gravadora Century Media.

O terceiro álbum “The Year The Sun Died” foi lançado em 2014. Depois de alguns anos após o lançamento, o som não é mesmo de antes, assim como Warrel Dane já havia comentado.

Em 2015, o guitarrista Brad Hull deixou a banda e foi substituído por Nick Cordle (Arsis e Arch Enemy) para continuar a turnê após o lançamento de último álbum, que teve avaliações positivas na mídia especializada.
Em 2016, Dane revelou em uma entrevista que estavam trabalhando em um novo álbum e disse que seria mais rápido e parecido com Thrash Metal Old School, mas soando um pouco mais moderno e pesado. O disco “Inception”, foi então, lançado em 2017, se trata de gravações perdidas de 1986 que remixadas e remasterizadas. Este foi o lançamento final do Sanctuary com o vocalista Warrel Dane, que infelizmente faleceu de ataque cardíaco em 13 de dezembro de 2017 em São Paulo, Brasil, onde estava gravando o seu segundo álbum solo.

Após o falecimento de Warrel Dane, Sanctuary fez uma turnê na América do Norte com a banda Iced Earth em homenagem a Dane com o vocalista Joseph Michael (Witherfall). O guitarrista Joey Conception (Armageddon) participou da turnê. Devido ao sucesso, Lenny Rutledge e Michael começaram a trabalhar em demos para continuar a banda.

Curiosidades: 20% de todos os royalties recebidos dos discos Refuge Denied e Into The Mirror Black lançados com a gravadora Epic Records, estão sendo doados para ajudar a prevenir o abuso infantil nos Estados Unidos.

Membros atuais:
Joseph Michael – Vocal (desde 2018)
Lenny Rutledge – Guitarra (desde 1985)
George Hernandez – Baixo (desde 2014)
Dave Budbill – Bateria (desde 1985)

Discografia:
Refuge Denied – 1988
Into The Mirror Black – 1990
The Year The Sun Died – 2014
Inception – 2017

Gravadora: Century Media

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish