Roadie Metal Bio: Job for a Cowboy

by Jéssica Da Mata

Inicialmente, a ideia da banda era ser do estilo Deathcore, mas o Job for a Cowboy é uma banda de Death Metal técnico formada no Arizona (Estados Unidos) em 2003. Os integrantes da formação original são o vocalista Jonny Davy, os guitarristas Ravi Bhadriraju e Andrew Arcurio, o baixista Chad Staples e o baterista Andy Rysdam que tinham entre 15 a 16 anos. Em 2004, eles criaram um perfil no My Space e postaram músicas on-line para divulgação. No mesmo ano, Chad Staples e Andy Rysdam deixaram a banda, sendo substituídos por Brent Riggs (baixista) e Elliott Sellers (baterista). Em 2005, eles gravaram o EP “Doom”, o que chamou bastante atenção no perfil na internet e de um selo independente do Arizona, o “King of the Monsters”, que fez a distribuição. Com este EP, a banda ganhou o prêmio de melhor banda de Metal na terceira cerimônia anual do Arizona Ska Punk Awards, em Phoenix.
Em 2006, a banda assinou contrato com a Metal Blade Records, que reeditou e relançou o EP “Doom” com uma faixa bônus. A música “Entombment of a Machine”, é incrivelmente viciante e na minha opinião, uma das melhores da banda. Ainda em 2006, Andrew Arcurio deixa a banda, sendo substituído por Bobby Thompson. Enquanto a banda ainda estava escrevendo para o primeiro álbum, Sellers decidiu deixar a banda para voltar à escola após a gravação do álbum e posteriormente foi substituído por Jon Rice.
Em 2007 saiu o primeiro disco “Genesis”, o som está mais voltado para o Death Metal e as letras falam sobre as possíveis consequências do “VeriChip” (um microchip implantável na pele humana) e sobre teorias apocalípticas. Após o lançamento, a temática gerou alguns conflitos e acusações por conter uma mensagem anticristã, mas os membros da banda negaram dizendo que eles não têm nada contra os cristãos e também não seriam uma banda satânica.

No dia do lançamento, o álbum estreou em 54° na Billboard 200 (uma lista que classifica os 200 álbuns e EP mais vendidos nos Estados Unidos) e na 4° posição para álbuns independentes. O disco vendeu 13.000 cópias somente na primeira semana, tornando assim, o Job for a Cowboy a estreia no Metal de melhor classificação desde o álbum de estreia do Slipknot. A música “Embedded” está na série de videogame “Rock Band”.

Após o sucesso do primeiro álbum, Job for a Cowboy tocou em diversos festivais como Download, Wacken Open Air e Gigantour. No final de 2008, o guitarrista Ravi Bhadriraju deixou a banda para voltar à escola. Ele foi substituído pelo ex-guitarrista do Despised Icon, Al Glassman.

Em 2009 é lançado mais um disco “Ruination” pela Metal Blade Records. Na sua primeira semana de lançamento, o disco vendeu cerca de 10,600 cópias nos Estados Unidos e ficou na 42° posição na Billboard 200. As letras falam sobre diversos problemas na atualidade e questões controversas como direitos humanos na Coréia do Norte, o governo genocida de Nubia, consequências de uma guerra nuclear, entre outros. O som está ainda mais elaborado que no disco anterior.

Passado quase 3 anos após o último lançamento e mais algumas mudanças na formação, o disco “Demonocracy” foi lançado em 2012. O álbum ficou na posição 82° na Billboard 200 e se mantém na mesma qualidade que o disco anterior, mas com algumas diferenças no som.

Em 2014 é lançado o “Sun Eater”, o álbum marca uma mudança no som da banda, buscando um estilo mais progressivo, ou “Death Metal Progressivo” seria a melhor definição. O disco ficou na posição 91° na Billboard 200. O vocalista George “Corpsegrinder” Fisher da banda Cannibal Corpse foi convidado especial na música “The Synthetic Sea”.

Em 2019, o vocalista Jonny Davy e os guitarristas Alan Glassman e Tony Sannicandro formaram um novo grupo chamado “Serpent of Gnosis”, ao lado do baixista do The Black Dahlia Murder, Max Lavelle, e do baterista do Deeds of Flesh, Darren Cesca.

Discografia:
Genesis – 2007
Ruination – 2009
Demonocracy – 2012
Sun Eater – 2014

Integrantes:
Jonny Davy – Vocalista (Desde 2003)
Al Glassman – Guitarrista (Desde 2008)
Tony Sannicandro – Guitarra, Backing Vocals (Desde 2011)
Nick Schendzielos – Baixo (Desde 2011)

Gravadora: Metal Blade Records

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish