Roadie de A a Z – Bandas de um só Disco

by Gustavo Troiano

Toda terça-feira trarei grandes bandas do cenário obscuro que lançaram apenas um LP. Terá sido azar, falta de oportunidade ou apadrinhamento, não importa, eles lançaram apenas um play e sumiram.

LETRA E – Elias Hulk – Unchained (1970)

Elias Hulk foi uma banda inglesa de hard rock que inicialmente lançou um álbum em 1970 antes de seguir caminhos separados. Os membros da banda continuaram na música ao longo dos anos e esse seu álbum de 1970 chamado “Unchained” talvez pudesse ser descrito como um cruzamento entre Cream e Sabbath com uma dose de influência psicológica. Rock direto e certeiro com alguns momentos mais suaves. Posso descrever este álbum como uma mistura de: Hard Rock e Blues, com influências psicodélicas e com um ótimo vocal. É interessante que Peter Thorpe pode cantar muito pacificamente em algumas faixas e ao mesmo tempo, de uma maneira muito louca, com uma voz rouca em outras. Este é um álbum justo para os fãs do hard rock da época. Também pode ser recomendado para pessoas que amam uma presença enorme e pesada de graves que geralmente comanda o processo.

A gravação ocorreu em dois dias, um para as faixas de acompanhamento e outros overdubs, mais um para os vocais. Embora na Alemanha o álbum tenha vendido mais de cinco mil unidades, possivelmente por causa de uma mudança da capa, com fotos da banda embebidas em um tom azul, eles nunca descobriram na verdade quantas cópias o álbum vendeu em todo o mundo, já que os insignificantes royalties secaram após dois anos. No entanto, Bernie se lembra de ter recebido um cheque pela quantia principesca de 29 libras, que ele desejou ter guardado.

Embora Elias Hulk nunca tenha alcançado nenhum tipo de sucesso em seu tempo limitado juntos, seu álbum ganhou status de “cult” entre colecionadores e exige uma grana para tê-lo. As cópias originais são muito procuradas e podem girar entre £ 500 a £ 1.000. No entanto, o preço mais alto pago até agora é de US $ 1.650 em 2019, mais do que toda a banda recebeu em royalties. Quão irônico é isso!

Elias Hulk, por volta de 1969, da esquerda para a direita: James Haines, Neil Tatum, Peter Thorpe, Grenville ‘Gren’ Fraser e Bernie James
We Can Fly (6:16)
Nightmare (3:11)
Been Around Too Long (3:01)
Yesterday’s Trip (3:56)
Anthology Of Dreams (3:08)
Free (3:37)
Delhi Blues (4:18)
Ain’t Got You (3:29)

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish