Sem dúvida alguma, o Mastodon é a banda que mais cresceu e ganhou o respeito da mídia nos últimos dez anos, talvez por conta da sua originalidade em sua música, que tem uma identidade própria que distancia a banda dos gêneros populares, porém, isso não é foi empecilho para que a banda se tornasse grande.

Os dois últimos álbuns, “The Hunter” (2011) e “Once More ‘Round The Sun” (2014), mostraram uma evolução técnica muito grande, com um som mais progressivo, pesado e melódico, muitas vezes com músicas com andamento não-convencional, principalmente na bateria, e também com Riffs completamente malucos que parecem não fazer sentido, mas com o andamento das canções, acabam te encantando.

“Emperor Of Sand” é o novo trabalho da banda, com o lançamento marcado para o dia 31 de março pela Reprise Records, e Warner Music no Brasil. O curioso é que no dia 25 algumas lojas já receberam a versão física do álbum.

mastodon

O álbum, parcialmente, segue a linha dos dois últimos lançamentos, com muito peso, seguido de muita técnica dos músicos, porém é mostrado um som mais experimental em algumas faixas. O lado progressivo é muito bem feito aqui, se encaixando perfeitamente com o tom melodioso que a banda faz muito bem, especialmente nos refrões.

“Sultan’s Course” e “Show Yourself, que foram liberadas com antecedência, já mostram bem a proposta do álbum, são mais curtas, a primeira sendo mais pesada, e a segunda mais cadenciada, com um tom mais melódico.

“Precious Stones” já é mais técnica, com um ótimo duelo de guitarras, refrão marcante e bateria cheia de Groove. “Steambreather” é mais longa e sombria, com solos de guitarra bem feitos.

Violões aparecem no início de “Roots Remain”, que é uma faixa pesada, melódica, com o tom progressivo já famoso da banda. Um solo de guitarra magnífico encaminha a faixa para o final, onde um piano finaliza com maestria.

A bateria tem destaque em “Word to the Wise”, que segue a linha das primeiras faixas, com ótimos riffs, bem pesada e com o refrão marcante. “Ancient Kingdom” é outra com ótimos Riffs, com um refrão melódico e agressivo cantado por Troy Sanders.

mastodon-2017

“Clandestiny” se destaca por seus Riffs mais agudos e o refrão menos agressivo e arrastado. Um solo de guitarra dá as caras ao final, trazendo bastante harmonia a canção. Ótima faixa.

“Andromeda”, já liberada anteriormente, é diferente, mais melódica, sem perder o peso. Conta com muita técnica em sua ponte, e até pedais duplos são introduzidos na faixa.

“Scorpion Breath” começa com um dedilhado bem rápido, e logo ganha peso, com um pouco mais de velocidade que as anteriores, os vocais são bem arrastados e vão crescendo junto com a faixa. Destaque mais uma vez para a bateria de Brann Dailor, que dá um show nas baquetas.

Para o encerramento a banda escolheu “Jaguar God”, faixa longa, progressiva, parcialmente acústica, com um tom sentimental bem elevado. Vocais bem cadenciados aprecem aqui, ganhando peso aos poucos ao decorrer da música. Na metade da faixa o tom muda e a faixa fica mais pesada e rápida por mais ou menos dois minutos, onde temos um ponte bastante agressiva. Ao seu final a faixa fica mais melódica ainda e se encerra com um lindo solo de guitarra.

Não posso deixar de elogiar a mixagem, que deixa tudo muito bem claro apesar dos vários elementos encontrados nas faixas, as vezes parece tudo muito confuso, mas logo acostuma-se com tudo.

O Mastodon mais uma vez provou porque é uma das melhores bandas da atualidade, a identidade que o som da banda contém é magnifica. Chegou-se ao ponto de que em poucas notas, já é possível identificar que é o Mastodon tocando. Dificilmente um gênero específico pode ser classificado para a banda, podemos dizer que é um mistura de sons que tornam a música única.

Mais um grande lançamento do Metal que pode figurar entre os melhores do ano, aproveite a audição e tente identificar ao máximo os vários detalhes das faixas, vale a pena.

Formação:
Brann Dailor (bateria, baixo, vocais);
Brent Hinds (guitarra, vocais);
Bill Kelliher (guitarra);
Troy Sanders (baixo, vocais).

Faixas:
01. Sultan’s Curse
02 – Show Yourself
03 – Precious Stones
04 – Steambreather
05 – Roots Remain
06 – Word to the Wise
07 – Ancient Kingdom
08 – Clandestiny
09. Andromeda
10 -Scorpion Breath
11 – Jaguar God