Formada em 2005 pelo vocalista MARCO KERN a banda austríaca GARAGEDAYS passou por algumas mudanças de formação diferentes durante os anos, mas nada que pudesse impedi-los de concretizar um line-up definitivo que agora alcança um material robusto e uma sonoridade densa em ‘Here It Comes‘, o álbum lançado em 2018 de forma independente.
Trazendo MARCO KERN na guitarra rítmica e vocal, RENE AUER na guitarra solo, DOMINIK EDER no baixo e MATTHIAS MAI na bateria, GARAGEDAYS possui vários CDs demo que os levaram a “Dark and Cold” que se tornou a estréia da banda lançado oficialmente com a Massacre Records em 2011. A promoção da estréia incluiu uma turnê européia com as lendas do death metal MASTER.
Após o sucesso do primeiro álbum a banda trabalhou duro com shows ao vivo em apoio para nomes como EXODUS, ROTTING CHRIST, SIX FEET UNDER e GRAVE DIGGER, reunindo a equipe certa para ajudar a avançar para o próximo nível com envolvimento de RALF SCHEEPERS (PRIMAL FEAR) e ANDY LA ROCQUE(KING
DIAMOND). GARAGEDAYS também esteve em turnê com o RED DRAGON CARTEL de JAKE E LEE na Bélgica, Alemanha, Áustria, Hungria e República Tcheca em maio e junho de 2014 para promover o álbum “PASSION OF DIRT”, lançado em 28 de abril de 2014.
Na primavera de 2015 eles apoiarão U.D.O em seus três meses de turnê européia por 13 países, os levando na sequência à trabalhar neste terceiro álbum de estúdio com o lendário produtor do Metallica, Flemming Rasmussen.
‘Here It Comes‘ é um álbum visceral desde seus primeiros minutos na faixa que dá título a este trabalho, passando por riffs entorpecentes e o vocal pungente de MARCO a banda impulsiona rapidamente a energia que leva a “Turns to Black“, uma faixa levemente mais cadenciada ao instrumental mas que possui elevações vigorosas para os vocais. Também existe uma grande influência de Metallica para alguns trechos de bateria e baixo que encorpam o set grandemente.
GARAGEDAYS não é uma banda disposta a brincadeira, seu som é definido por uma qualidade esculpida e podemos sentir que sua música é feita de maneira meticulosa, então não há muitas falhas perceptíveis.
Passamos a “The Beginning and the End of It All” e o primeiro momento mais melodioso surge, e existem muitas notas altas sendo adotadas além de Matthias arrebatando toda a faixa em grandes viradas.
“Devil” é outro grande momento neste álbum e estes músicos parecem ter absorvido muito em palco e direcionando tudo em sua musicalidade, não sem razão que os shows desta banda chamam a atenção do público, a fervorosa tensão criada é latejante e compatível com linhas de bandas no hall da fama do mainstream, sendo assim existe uma grande chance desta banda se desenvolver cada vez melhor.
“I Have Seen” e “Reptile” mantém a constância em linhas massissas do heavy com fervente uso de elementos extras que na minha opinião facilita o acesso para o público do thrash e punk metal.
GARAGEDAYS ainda trará um tributo a Lemmy em “L.E.M.M.Ypsilon” e ondas alternativas em “Paradise Lost” mas em geral esta banda está nos entregando seu melhor em uma bruta personificação do metal recheada de um saboroso conteúdo.
Prato cheio para grandes performances, álbum explosivo para a audição, este é GARAGEDAYS incendiando a cena.
Destaque merecido a “The Sword“.
Nota: 9/10
Track listing
1 – Here It Comes
2 – Turns to Black
3 – The Beginning and the End of It All
4 – Devil
5 – I Have Seen
6 – Paradise Lost
7 – Reptile
8 – L.E.M.M.Ypsilon
9 – The Sword
10 – Philosophy
Membros da banda
Marco Kern – Vocal e guitarra rítmica
Dominik Eder – Baixo
Matthias Mai – Bateria
Rene Auer – Guitarra solo