Resenha: Coletânea DVD Roadie Metal Volume 2 (2019)

by Anderson Frota

Em junho de 2017, a primeira parte foi lançada. Eis que agora, a saga de clipes nacionais continua, em versão um pouco mais compactada, mas com a mesma relevância.

Bandas representativas do Nordeste, Sul e Sudeste fazem as honras nessa iniciativa do site Roadie Metal em divulgar e alavancar as produções dos artistas brasileiros de música pesada. As dificuldades para fazer com que suas músicas sejam conhecidas já são bem notórias. Para gravar vídeos de qualidade os desafios são amplificados. É uma ferramenta útil, mas que deve ser manuseada com perícia, para que não faça com que um trabalho sério sofra revezes.

O DVD traz encarte com espaço bem distribuído para a apresentação de cada banda, com fotos, logo, formação, contatos e um mini release. O menu é simples e direto, indo logo para a seleção das músicas, afinal são as bandas que precisam aparecer em primeiro plano.

Sem meias palavras, a abertura fica por conta de uma das mais importantes bandas brasileiras em atividade. O Torture Squad surge com imagens captadas de apresentações ao vivo para a música “Don’t Cross My Path”, demonstrando que não economizam em adrenalina e suor. Na sequência, o Trator BR, com uma animação bem simples e caprichada para “Floresta Armada” com temática envolvendo a exploração de nossa região amazônica.

O Death Chaos foi um dos destaques do ano passado com o álbum “Bring Them To Die” e a estética de luzes e sombras em preto e branco combina muito com o Death Metal da faixa “Hammerdown”. Preservando o nível elevado, surge uma banda da qual é impossível não gostar: o Melanie Klain. A produção do clipe “Lavagem Cerebral” faz dele um dos pontos altos do DVD e é obrigatório mencionar o trecho do plano sequência filmado dentro da casa abandonada. Ficou muito bem feito.

Nesse momento, o DVD faz uma guinada para o Hard Rock, e o Dynasty surge com a elaboração da canção “Step By Step”, mas o obscurantismo logo retorna e a locação noturna da gravação de “The Reclaim”, do Heavenless, iluminado pelo fogo na cruz invertida, aumenta o clima sinistro da pesadíssima faixa.

A qualidade da fotografia com cores chapadas é o diferencial no vídeo de “Com as Próprias Mãos” do Sinera. O Seventh Sign From Heaven, por outro lado, busca forças no seu potencial para elaboração de refrões e torna memorável o Metal Tradicional da canção “The Devil Fears Your Name”, com cenas da banda em cima do palco.

Duas das bandas presentes apostaram na simplicidade de seus vídeos. As belas melodias de “Brave Armored Heart”, do Valley of Armored Heart, são apresentadas com takes dos músicos tocando ao ar livre, no campo, intercaladas por uma dramatização que sugere ser continuada em um clipe futuro. Já os pernambucanos do Artilharia, encontraram um ambiente de ruínas para gravar seu “Assalto ao Monte Castelo”. A banda teve preocupação de inserir legendas e seu som remete ao Metal brasileiro cantado em português do começo dos anos 80.

Mas a simplicidade não precisa se fazer presente apenas em locações externas. Ela pode transparecer também em clipes gerados dentro dos estúdios. A silhueta do saudoso poeta cearense, Belchior, paira observando o peso e a saturação de seus conterrâneos da Netuno Doom. A sensação de claustrofobia proporcionada pela faixa “The Second Sun” encontra paridade na pequena sala em que foi gravada. Em semelhante proposta, os Kavernosos apostam no carisma e na potência do Hardão, baseado na distorção dos riffs, em sua “Por Fé Final”.

Coube ao Thrash, dos veteranos Faces of Death, a honra da conclusão dessa prazerosa sessão de música pesada. O vermelho do sangue é a cor predominante em “Consummatum Est” e conclui este produto, mas nunca o conceito que ele personifica. A MPB (Música Pesada Brasileira) é construída a cada dia através de iniciativas semelhantes a esta. É uma batalha que não conhece fim, mas do lado de cá existem guerreiros que não conhecem descanso. Nos vemos de novo no Volume 3!

Músicas

01 – Torture Squad – Don´t Cross My Path

02 – Trator BR – Floresta Armada

03 – Death Chaos – Hammerdown

04 – Melanie Klain – Lavagem Cerebral

05 – Dynasty – Step By Step

06 – Heavenless – The Reclaim

07 – Sinera – Com As Próprias Mãos

08 – Seventh Sign From Heaven – The Devil Fears Your Name

09 – Valley Of Armored Heart – Brave Armored Heart

10 – Netuno Doom – The Second Sun

11 – Artilharia – Assalto Ao Monte Castelo

12 – Kavernosos – Por Fé Final

13 – Faces Of Death – Consummatum Est

  • 9/10
    - 9.0/10
9/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish