Resenha: Ação Direta – Na Cruz da Exclusão (2019)

by Alexandre Veronesi

Dizer que o ABC Paulista é um dos grandes celeiros da música pesada no Brasil é como chover no molhado, afinal, a região revelou e ainda hoje revela um sem número de bandas excepcionais. Maior representante do Hardcore/Crossover do ABC, o AÇÃO DIRETA vêm difundindo sua música e mensagem desde o longínquo 1987, e no final do ano passado disponibilizou “Na Cruz da Exclusão”, oitavo álbum de estúdio do grupo.

Sem lançar material inédito desde o excelente “World Freak Show”, de 2012, o quarteto formado por Gepeto (vocal), St. Denis (guitarra), Gallo (baixo) e Marcão (bateria) colocou no mercado mais um disco direto, poderoso, ácido e (infelizmente) atual, sempre abordando em suas letras temas como desigualdades sociais, comportamento humano, injustiças, corrupção religiosa e intolerância. A sonoridade pujante é evidenciada pela excelente produção, que repassa com maestria toda a urgência e agressividade proposta pela banda.

As 11 canções do álbum formam uma unidade rigorosamente sólida, onde cada uma delas possui força e importância únicas dentro do contexto geral do trabalho, o que torna praticamente impossível o apontamento de um ou mais destaques individuais no repertório. O trio de instrumentistas se mostra bastante afiado aqui, entregando uma parede sonora simples mas inteiramente consistente, completada pelos vocais singulares do icônico Paulo Gepeto. Além dos 10 sons autorais, o grupo incluiu uma ótima versão para a clássica “Caçador da Noite”, do Dorsal Atlântica, originalmente presente no álbum “Antes do Fim”, de 1986.

Em poucas palavras, “Na Cruz da Exclusão” é um álbum simplesmente essencial para quem gosta de Hardcore, Crossover, Punk Rock e até Thrash Metal, pois transita com imponência e grande propriedade por todos esses gêneros.

Ação Direta – Na Cruz da Exclusão (2019)
Gravadora: Monstro Discos / Xaninho Discos
Data de lançamento: 18/10/2019

Tracklist:
01 – Devorar
02 – Viver é Regredir?
03 – Secular
04 – Artificial
05 – Sitiado
06 – Imbecilização da Raça
07 – Na Cruz da Exclusão
08 – What Should I Do With My Life?
09 – O.C.E.A.N.
10 – Caçador da Noite (Dorsal Atlântica cover)
11 – Tempos de Individualização

Formação:
Gepeto – vocal
St. Denis – guitarra
Gallo – baixo
Marcão – bateria

Nota: 8,5

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish