O baterista do ANTHRAX, Charlie Benante, diz que “a Apple teve grande influência na destruição da música” há quase 20 anos, quando a indústria musical recusou-se a adaptar-se às mudanças trazidas pela Internet.
A revolução da música digital começou com o Napster – o serviço de compartilhamento de arquivos criado por dois adolescentes em 1999 e fechado em 2001. Um excelente exemplo de tecnologia disruptiva, o Napster permitiu que as pessoas baixassem praticamente qualquer faixa ou álbum que quisessem – de graça. A indústria da música nunca se recuperou.
O grupo de lobby da indústria fonográfica Recording Industry Association of America (RIAA) processou cerca de 18 mil pessoas entre 2003 e 2008 em uma tentativa de desencorajar as pessoas de baixar músicas de sites de compartilhamento de arquivos como o Kazaa. Enquanto as ações legais trouxeram atenção generalizada para o roubo de direitos autorais, muitos os consideraram pesados.
Benante disse ao programa de rádio “The Metal Command” que “o que aconteceu com a indústria fonográfica é que o tipo de chão caiu debaixo de todos nós, e todo mundo meio que se esforçou para pensar em formas de compensar o que acabara de acontecer ou o que tinha acontecido”. E eu acho que algumas bandas que achavam que eram talvez mais espertas do que outras bandas começaram a fazer as coisas, “Nós damos a música de graça” e “Você nos diz o que você quer pagar por isso”, e eu pensei isso era realmente estúpido para fazer, porque … Talvez eles achassem que isso era uma coisa ótima na época, mas eu senti que era apenas desvalorizar a música e o que estávamos fazendo “, disse ele. “Quero dizer, por que … por que você faria isso? Isso significa que todos esses chefs de todo o mundo estão dizendo: ‘Basta vir ao meu restaurante. Se você gosta da comida, basta pagar o que quer ou não pagar. Não se preocupe, vou sobreviver. Eu apenas pensei que era uma coisa realmente ignorante a fazer. “
O baterista passou a dizer que “você realmente tem que colocar muita culpa na indústria de tecnologia” por seu papel na desvalorização da música, dando aos usuários livres a capacidade de reproduzir qualquer álbum ou catálogo de artista no shuffle.
“Por mais que todos gostem da Apple, também acho que a Apple teve grande influência na destruição da música, e ninguém realmente diz isso; todos ainda estão do lado da Apple”, disse Charlie. “Mas eu acredito que a Apple foi uma das grandes mãos nisso que ajudou a destruir a música. As gravadoras tiveram uma grande mão nisso, porque elas se tornaram gananciosas. Os artistas ficaram gananciosos quando sentiram: ‘Oh, eu posso conseguir um álbum de 75 milhões de dólares, “mas no final do dia, se eles estão tomando todo esse dinheiro, o que acontece com as bandas menos conhecidas que estão se esforçando para se tornar algo? De onde vem esse dinheiro? Quero dizer, foi exatamente uma bagunça e realmente cavou um buraco para si mesmo. E agora quem está pagando por isso?
De acordo com Charlie, os consumidores de música ainda preferem ter sua música de graça e um número cada vez maior está ficando cada vez mais confortável pagando uma taxa mensal relativamente baixa para acessar um catálogo de dezenas de milhões de músicas, tornando improvável que elas voltem. a pagar um preço muito mais alto por um produto muito mais limitado, como um álbum.
“Eu sou um audiófilo e tenho que ter a melhor qualidade de uma música da minha banda favorita, mas para muita gente, isso não importa para eles – realmente não faz”, disse ele. “Eles ouvem música nesses pequenos fones de ouvido que realmente encolhem tudo, e é isso, cara. É, tipo, ‘Oh, onde está meu treino [música]?’ É assim que é.”
Benante acrescentou que as gravadoras não podem mais investir em desenvolvimento de artistas por longos períodos de tempo, e estão optando por investir em menos artistas. Como resultado, os rótulos não podem mais se dar ao luxo de perder dinheiro com 90% de suas contratações.
“A razão pela qual o título do nosso álbum é chamado ‘Worship Music’ foi porque eu adoro música”, disse Charlie. “Eu preciso disso na minha vida – eu preciso disso todos os dias. E o que acontece quando chega o momento em que não há dinheiro suficiente e as pessoas têm que ter uma coisa GoFundMe para fazer música. Então o que acontece? Eu sei [há bandas já fazendo isso é triste, é como o colapso da família, quando você não tem um pai ou você não tem mais estrutura, foi exatamente o que aconteceu com a música, agora você tem que ir e independentemente dinheiro para viver, porque tudo foi quebrado … Os dias de relações com artistas, desenvolvimento de artistas, todas essas coisas que eram tão importantes para … Digamos que uma banda tinha três discos em uma gravadora que não se dava tão bem, mas então esse quarto registro – bam! – explodiu, e então aqueles três registros antes dele também começaram a se mover. Você nunca mais terá que acontecer de novo “.
Benante também tocou na cultura do “V.I.P Packages”, que parece ser o único caminho para os fãs conhecerem as bandas que eles admiram nos dias de hoje. Alguns deles têm um preço realmente inflacionado, além dos custos dos ingressos padrão, e incluem desde um item assinado, uma foto até a passagem de som ou um cordão colecionável.
“Ninguém sabe mais o que fazer”, disse Charlie. “Todo mundo é como catadores – eles pegam o que quer que seja. Talvez isso funcione”, ou “tentarei isso”. E é por isso que muitas bandas em turnê estão fazendo estes meet-and-greet packages, porque eles têm que encontrar uma maneira de financiar a turnê, porque os recordes não estão mais vendendo, então a experiência se tornou lucrativa para as bandas. Que … eu tenho um tempo difícil com isso, porque há um pedaço de mim que apenas parece, cara, fazer as pessoas pagarem por vir te ver [nos bastidores] é estranho. Mas agora você realmente não tem escolha [mas] fazer isso.”
O ANTHRAX lançará seu aguardado DVD “Kings Among Scotland”, em 27 de abril, via Megaforce.
O ANTHRAX vai apoiar o SLAYER nas duas primeiras etapas da última temporada norte-americana da roupa de Tom Araya. Também estão programados aparecem na conta o LAMB OF GOD, TESTAMENT e BEHEMOTH (com NAPALM DEATH substituindo BEHEMOTH pela segunda parte).
FONTE: http://www.blabbermouth.net/news/anthrax-drummer-says-tech-giant-apple-had-a-big-hand-in-destroying-music/