Itunes: Apple anuncia oficialmente o fim da plataforma

by Alexandre Temoteo

A Apple confirmou nesta segunda-feira (03/06) um boato que já rondava o mercado. A gigante de tecnologia irá pôr fim à plataforma iTunes. Nos últimos anos, a loja virtual foi ofuscada por serviços de streaming como o Spotify e o próprio Apple Music. Em sua conferência anual de desenvolvedores, a empresa anunciou que as funcionalidades do iTunes serão divididas em três aplicativos: Podcasts, TV e Music.

A escolha por separar os serviços, segundo diz o New York Times, está alinhada com o objetivo da empresa em transformar tanto o Apple Music como o Apple TV em negócios independentes e robustos. Os dois serviços já têm aplicativos exclusivos para iPhone, que agora estarão disponíveis para Mac.

As especulações sobre o fim do iTunes aumentaram nas últimas semanas. Os críticos alertavam que a plataforma – na qual os consumidores podiam comprar música e vídeos – parecia negligenciada e desatualizada há algum tempo.

“Os consumidores amam o iTunes e tudo o que ele pode fazer. Mas se há uma coisa que ouvimos repetidas vezes é que o iTunes poderia fazer ainda mais”, afirmou Craig Federighi, vice-presidente sênior de software da Apple.

O iTunes se tornou um marco na indústria musical com a invenção do iPod, em 2001. Com a loja virtual, a Apple deu aos consumidores uma forma fácil e legal de baixar música. Na época do lançamento, as faixas custavam, em média US$ 0,99 – hoje são vendidas a US$ 1,29. Atualmente, o iTunes tem mais de 50 milhões de músicas, além de programas de TV e filmes disponíveis para compra.

Fonte: Época Negócios

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish