Iron Maiden History: Iron Maiden (1980)

by Alexandre Temoteo

2020 traz uma marca especial para o Iron Maiden. Afinal de contas, não é todo dia que temos uma banda completando 45 anos de estrada e com uma relevância enorme. A título de celebração, traremos uma análise disco a disco com um foco especial em fatos que tiveram influências no processo de composição das músicas. No cápitulo de hoje, o homônimo debut da banda. Apertem os cintos e embarquem nessa viagem!

O LP começa com “Prowler”, que pode significar algo como “perambulador” ou alguém que se esgueira atrás de algo (verbo to prowl). Na letra da música temos um cara observando e desejando mulheres.

Em “Remember Tomorrow”, temos uma homenagem de Paul Di’Anno ao avô dele. Analisando a letra pode-se imaginar que o avô dele foi piloto, inclusive algumas fontes sugerem que ele foi piloto da Força Aérea Real (Royal Air Force) na Segunda Guerra Mundial.

A RAF surgiu em 1918 e foi muito proeminente na II Guerra Mundial. É a segunda maior atualmente na OTAN, ficando atrás apenas da USAF (Força Aérea dos EUA). A RAF responde às ordens do ministro britânico da defesa. Durante o conflito, a RAF enfrentou a força aérea alemã, Luftwaffe, na Batalha da Grã-Bretanha. Foi a primeira batalha da história apenas com aeronaves. O fim desta batalha, vencida pelos ingleses, levou o 1º ministro britânico Winston Churchill a proclamar: “Never, in the field of human conflict, was so much owed by so many to so few”. (“Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos”).

A faixa “Running Free”, segundo Paul Di’Anno, é uma espécie de autobiografia de quando ele era jovem.

O álbum segue com “Phantom of the Opera”, título do romance escrito pelo francês Gaston Leroux em 1910, com o título original de “Le Fantôme de l’Opéra”. Esta obra foi adaptada para o cinema e teatro várias vezes e é um dos musicais mais visto no mundo, com adaptação de Sir Andrew Lloyd Weber.

A instrumental “Transylvania” é a faixa seguinte. Esta região na Romênia é bastante conhecida graças a Vlad III, Príncipe da Valáquia, ou mais popularmente como Vlad, o Empalador ou Drácula. Ele foi príncipe de 1456 até 1462, ou seja, na época do apogeu do império Otomano (1448 até 1476).

Vlad era um cavaleiro cristão e enfrentou os turcos e seu próprio irmão Radu. Ele utilizava de métodos muito cruéis contra inimigos, principalmente o empalamento. Para quem não sabe, empalar é um método de tortura onde se enfia uma estaca no ânus, vagina ou umbigo e ela atravessa todo o corpo. Haviam métodos que impediam que a pessoa morresse imediatamente após a inserção da estaca, para que ela sofresse mais ainda algumas horas de dor.

“Strange World” parece falar de drogas. Fala de um mundo perfeito e diferente, que está aqui, mas ao mesmo tempo também não está.

“Sanctuary” fala de alguém que cometeu um crime e precisa de um refúgio em um santuário. Entre os séculos XIV e XVII, um criminoso que se refugiasse em um santuário não podia ser preso, segundo a lei inglesa da época.

“Charlotte The Harlot” é a primeira parte da “The Charlotte Saga”. As outras músicas dessa saga são “22 Acacia Avenue” (The Number of the Beast), “Hooks in You” (No Prayer for the Dying) e “From Here to Eternity” (Fear of the Dark). Se bem que muita gente discute se as duas últimas de fato fazem parte desta saga, o fato é que pelo menos uma delas toma parte. Charlotte foi uma prostituta do East End, Londres. East End fica à leste do Muro (Medieval) de Londres e ao Norte do rio Tâmisa. Foi uma das áreas que mais sofreram com os bombardeios na segunda Guerra Mundial. Antes disso a área já era uma das mais pobres do Reino Unido (e ainda é), onde se concentravam os imigrantes e as pessoas que viviam nas favelas do centro, que tiveram que sair devido as construções das docas e de um terminal ferroviário.

“Iron Maiden” é aquela musica que a banda vai tocar para sempre, por que representa aquilo que é o Maiden. Eles fazem o público sangrar de alegria.

Mas Iron Maiden também é um instrumento medieval de tortura com lanças dentro e na porta, conforme a porta vai fechando. Bem, dá para imaginar o que acontece. Não, não dá, as lanças não atingem órgãos vitais, a pessoa morre de asfixia ou hemorragia um tempo depois. Iron Maiden também é como a ministra britânica Margaret Thatcher era conhecida.

Fonte: Iron Maiden666

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish