Iron Maiden Curiosidades – Vamos contar coisas sobre a banda que (talvez) você não saiba

by Verônica Mourão

IRON MAIDEN curiosidades

Vamos contar coisas sobre a banda que (talvez) você não saiba

Uma banda que tem mais de 40 anos de estrada têm com certeza muitas histórias para contar. A maioria das pessoas quer saber quando vão lançar os discos ou as turnês. Mas os aficionados, tem por curiosidade e interesse esmiuçar os detalhes do backstage, saber sobre os artistas em suas vidas particulares, polêmicas e aqueles detalhes que tantas vezes passa desapercebido pela grande mídia. Esse é nomeadamente o papel dos fã e seus fã clubes espalhados pelo mundo virtual. E é também no mundo virtual que está registrado, as várias páginas devotadas com as fotos e  os acontecimentos ocorridos com a banda, dos quais, são altamente discutidos pela sua veracidade.

Participando ativamente de um fã clube virtual do Iron Maiden “Iron Maiden Brasil”, tendo feito entrevistas com ex membros e técnicos da banda, lendo excessivamente livros, publicações e revistas; bem como filtrando todo o tipo de informação que há no mundo eletrônico, como videos, posts, blogs e páginas oficiais, descobri que há tanta coisa para nutrir nossas pesquisas, que a Roadie Metal têm agora um material semanal para contar coisas sobre uma das maiores bandas de todos os tempos:

O fenômeno IRON MAIDEN.

A banda nasceu na garagem do baixista Steve Harris, um amante de futebol e curioso pela música, no terreno fecundo para o rock: A Inglaterra. Estamos falando do Natal de 1975, há quase 43 anos atrás. A data é tão emblemática no calendário cristão, que não há um ser humano ocidental possa se esquecer, pelo menos se for realmente fã!

 

Falar de IRON MAIDEN é traçar uma linha reta, porém cronológica que passou por várias gerações, mudanças de comportamento, situações históricas, sociais, mudança de membros, além de uma impressionante e quase inexplicável permanência inabalável no mercado da musica pesada. Essa linha é reta, mas pontuada das seguinte forma:

Fases de entrada e saída dos vocalistas principais
  • 1975-1982 – Fase inicial com destaque da influencia punk – com o vocalista Paul Dianno

 

  • 1982-1993 – Fase áurea com destaque dos fundamentos do NWOBHM – com o vocalista Bruce Dickinson

(entre 1990-1993 já grandes modificações já ocorriam)

 

  • 1994-1999 – Fase Intermediária com destaque ao modernismo  – com o vocalista Blaze Bayley

 

  • 2000-até os dias atuais. – Fase contemporânea com grande estruturação musical com base no Progressivo – com a volta de Bruce Dickinson

 

Essa cronologia inicial é controversa, mas representa as maiores grandes diferenças ocorridas na estrutura da banda em sua carreira. Suas denominações também são discutíveis, o que gera um interessante e conceitual crítica em relação a nomes e perfis. Mas aqui vamos colocar os dados que são relevantes para um entendimento mais objetivo e claro, focar em coisas que realmente podem ser diferentes ou pouco conhecidas sobre eles.

 

E aqui seguem os seus músicos desde a formação até os dias atuais:

Paul Day , Ron Matthews, Tony Parsons, Dave Sullivan, Bob Sawyer, Thunderstick, Paul Cairns, Terry Wapram, Doug Sampson, Paul Todd, Terry Rance, Tony Moore, Dennis Straton, Dennis Wilcock, Michael Kenney…

 

Mas as grandes estrelas são:

  • Steve Harris – Baixista e Compositor / Criador da banda. Criador das base de baixo galopantes e rápidas.

 

 

  • Dave Murray – Guitarrista (responsável pelos solos mais característicos e tradicionais da banda) Fiel escudeiro e conhecido pela sua parcimônia na convivência com os colegas.

 

 

  • Clive Burr – Ex-Baterista que saiu em 1982 após o lançamento de The Number of The Beast. Faleceu em 2013 devido à complicações da doença degenerativa Esclerose Múltipla. Excelente música de base punk e metal.

 

 

  • Adrian Smith – Guitarrista (responsável por solos mais harmônicos e elaborados). Um dos músicos mais admirados pelos guitarristas.

 

 

  • Janick Gers – O guitarrista adicional da banda, juntou-se para substituir a saída de Adrian, e acabou ficando na banda pra sempre mesmo quando Adrian voltara.

 

 

  • Nicko Mc Brain – Atual baterista. Vigoroso, técnico e possui excelente senso de humor. Trouxe ao Maiden modernos acordes, respeitando as linhas de baixo criadas pelo grande Stevão.

 

 

 

  • Paul Dianno – Vocalista emblemático da Era “punk” antes mesmo da definição da banda como NHOBHM.  Paul tem uma linda voz e destacou-se pela sua personalidade. Fez uma boa carreira solo pós Maiden, e atualmente está internado cuidando da saúde do estômago e dos joelhos. Portanto, sua carreira musical está interrompida.

 

 

  • Blaze Bayley – Vocalista britânico com boa carreira musical, boa voz e uma capacidade excepcional para condução de sua carreira pré-Maiden (com a banda Wolfsbane) e pós-Maiden (com sua carreira solo). Responsável por uma fase genial e diferente da banda. Momento dificil pois nem todos os fãs entenderam esse momento. Está em turnê com a trilogia Infinte Entanglement”.

 

 

  • Bruce Dickinson – Uma das maiores personalidades do mundo musical e do Metal. Bruce além de ser uma excepcional vocalista, é um “faz tudo” capaz de gerir empresas, pilotar aviões, ser palestrante, esgrimista e ainda escritor. Há muito mais sobre sua vida pessoal e profissional. E isso é assunto para outra publicação!

 

 

 

Acompanhe esta publicação!

TODA QUARTA FEIRA

 

 

 

 

 

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish