Hidden Treasures: A Chave do Sol (Brasil)

by Aline Costa

País de Origem: Brasil
Ano de Atividade: 1982 – 1991
Gênero: Hardrock

As quintas-feiras o quadro Hidden Treasures mostra bandas do Underground que poderiam perfeitamente ter entrado para o Mainstream.

E hoje será a vez de falar de A CHAVE DO SOL, uma banda de hard rock onde teve como integrantes músicos como Fábio Ribeiro (Shaman/ Remove Silence), Edu Ardanuy (ex-Dr.Sin/ Sinistra) e Kiko Loureiro (ex-Angra/Megadeth).

A banda de São Paulo foi formada em 1982 e constava com Rubens Gióia no vocal e guitarra, Luiz Domingues no baixo e também vocal e José Luiz Dinola na bateria. Com mistura de rock com jazz o grupo ganhou visibilidade e inúmeras participações em programas de TV e  3 discos.

O primeiro vocalista da banda foi Percy Weiss (ex- Made in Brazil e ex – Patrulha do Espaço), foi chamado como convidado especial para o show debut e pouco tempo depois Verônica Luhr foi efetivado na banda, porém sua saída ocorreu já em 1983. Sendo assim, prosseguiram como trio, onde ficaram conhecidos no programa “A FÁBRICA DE SOM”.

O primeiro EP “A Chave do Sol” foi lançado em 1985 e constou com 6 músicas e teve nos vocais Fran Alves que saiu em 1986. Detalhe: as músicas eram cantadas em português.

Primeira Formação
A Chave do Sol: A Chave do Sol
Data de lançamento: 1985
Gravadora: Baratos e Afins


Tracklist:
01. Anjo Rebelde
02. Um Minuto Além
03.Segredos
04.Ufos
05. Crisis
06.Ímpeto

O segundo álbum “The Key”, foi lançado pela Rock Brigade em 1986 e dessa vez quem assumiu os vocais foi Beto Cruz, que também era guitarrista. A produção ficou por conta de Beto Cruz, Luiz Domingues e Edu Bianchi. 

Segunda Formação
A Chave do Sol – The Key
Data de lançamento: 1986
Gravadora: Rock Brigade


Tracklist:
01.A Woman Like You
02.Sweet Caroline
03.Change My Evil Ways
04.Keep me Warn Tonight
05.Profecia
06.Sun City
07.Lírio de um Pantanal
08. A Chave é o Show

Mesmo tendo lançado um álbum que agradou fãs e crítica especializada no ano seguinte em 1987 a banda encerrou oficialmente suas atividades e a partir desse momento uma nova mudança, dessa vez bem significativa surgiu.
A dupla Luiz Domingues e Beto Cruz decidiram dar continuidade, porém abreviaram o nome da banda para “A Chave” e nesse novo formato tiveram Edu Ardanuy na guitarra, Fabio Ribeiro nos teclados e na bateria Luiz Rapolli.

A Chave

Com a nova formação a banda gravou em 1988 o álbum “A New Revolution” em 1990 pela gravadora Devil´s Records e a banda passou a chamar THE KEY. Porém ao ser lançado a banda se chamava CHHAVE e no seu lançamento era outra formação.

THE KEY- A New Revolution
Data de lançamento: 1990
Gravadora: Devil´s Records


Tracklist:
01 – Intro
02 – We Hear the Call
03 – Before the Bridge Falls Down (releitura de “Sun City”)
04 – Storm Clouds
05 – Pretty Old Lover
06 – Empty Bed
07 – Waiting for Tomorrow
08 – This Is My Way
09 – A New Revolution

Com a nova formação a banda gravou em 1988 o álbum “A New Revolution” em 1990 pela gravadora Devil´s Records e a banda passou a chamar THE KEY. Porém ao ser lançado a banda se chamava CHHAVE e no seu lançamento era outra formação.

Quando lançaram o ultimo álbum a banda já constava com novos integrantes, sendo apenas o vocalista Beto Cruz. Foram recrutados para esse ultimo trabalho: Kiko Loureiro na guitarra , Marcelo Castilha no teclaro, Gustavo Wilkemman na bateria e Hermes no baixo. A banda teve um poster divulgado na Rock Brigade com essa última formação.

Poster da Rock Brigade em 1990. Esquerda pra Direita: Hermes, Kiko Loureiro, Marcelo Castilha, Gustavo Wilkemann e sentado, Beto Cruz.

Infelizmente a banda não conseguiu se manter e encerrou suas atividades em 1991, mas deixou a sua contribuição ao Heavy Metal brasileiro, pois dela surgiram grandes músicos.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish