Heavy Metal pelo Mundo: Japão

by Jéssica Alves

E nossas viagens por países com pouca ou nenhuma tradição em bandas de heavy metal continuam nesta quarentena, no quadro Heavy Metal pelo Mundo. Mas saindo um pouco na contramão, nossa parada de hoje é um país que tem uma relação muito forte com o heavy metal, mas curiosamente as bandas oriundas de lá não são tão famosas fora do continente. Estou falando do Japão. Então aperte os cintos e me acompanhe!

País insular no Oceano Pacífico, o Japão é um arquipélago com 6.852 ilhas com grande potência econômica e cultural. Aliás, a cultura japonesa tem influência dos ancestrais chineses, mas nos últimos séculos recebeu influências também da Europa e Estados Unidos.

A música no Japão é muito eclética, que vai desde a tradicional até a outros estilos exportados do Ocidente, como o pop, eletrônica e o rock.

História do rock no Japão

Na década de 1960, muitas bandas de rock japonesas foram influenciadas por músicos de rock ocidentais, como os Beatles, Bob Dylan e os Rolling Stones. O rock psicodélico, mas com uma releitura particular feita por bandas como The Golden Cups, The Mops, The Spiders e The Dynamites

A banda Happy End é conhecida como a primeira a cantar rock na língua japonesa, na década de 70. Nos anos seguintes, a banda de punk rock The Blue Hearts e o grupo de heavy metal X Japan,alcançaram o maior sucesso mainstream, a partir dos anos 80.

Inclusive o Japão criou uma vertente própria dentro do rock, intitulada visual kei, um movimento eclético onde estímulos visuais (maquiagem, cenário, roupas, etc) e musicais se fundem em busca de inovação artístico performática. E as músicas têm influências do rock, metal, folk, pop e, em não raras vezes música clássica ocidental.

Outro estilo que têm se popularizado nos últimos anos é o kawaii metal, que mistura heavy metal com j-pop. O grupo Babymetal, formado por três garotas, se popularizou em todo o mundo, inclusive a banda já cantou ao lado do metal god Rob Halford, do Judas Priest.

No Brasil e no Ocidente

A princípio divulgado no Ocidente com maior fervor por trilhas sonoras de anime e e tokusatsus, o heavy metal japonês conquistou seu público no Brasil e em muitos outros países não asiáticos. Especificamente no contexto brasileiro, um outro possível fator para a divulgação do gênero talvez tenha sido a formação de uma expressiva cena de bandas locais inspiradas no Visual Kei e na sonoridade japonesa.

Já realizaram shows no Brasil artistas do gênero como: Asian Kung-fu Generation, Dir En Grey, Do As Infinity, Maximum The Hormone, Miyavi, Guitar Wolf, Charlotte, An Cafe, Kagrra, GPKISM, LM.C, Vivisick Robin, Versailles , X Japan,The Gazette, Vamps e Monoral.

E não diferente, em terras japonesas o heavy metal brasileiro é muito querido, mas a popularidade das bandas brazucas é bem maior lá.

O Angra, é o maior exemplo da força do metal junto ao público japonês, e muitas bandas de Metal do país tem os brasileiros como ídolos. Já nos anos 90, no álbum de estreia Angels Cry (1993), eles tiveram destaque nas vendas e foram parar na conceituada revista Burn. Também não podemos esquecer do sucesso dos primeiros discos do Viper, que na época renderam uma turnê e a gravação do disco “LIVE – Maniacs in Japan”.

Bandas de heavy metal do Japão

Conheça agora uma lista com banda de heavy metal que definem o estilo do Japão.

Galneryus

Galneryus é uma banda de power metal, formada em 2001,em Osaka, pelo guitarrista Syu e pelo vocalista Yama-B. Em outubro lançou um EP com 2 faixas, intitulado “United Flag”, que foi produzido e lançado independentemente.

Em agosto de 2002 voltam ao estúdio para lançar seu segundo EP, intitulado “Rebel Flag”. Lançado em outubro de 2003, o primeiro álbum foi o The Flag of Punishment. Já em 2005, a banda lança o segundo álbum, Advance to the Fall, fazendo um sucesso considerável, principalmente a música “Silent Revelation”.

Um mês após o lançamento do quinto álbum, em 2009 foi divulgada a saída do vocalista Yama-B. Ele foi substituído por Masatoshi Ono. Em 2011 a banda lançou a canção “Hunting For Your Dream”, segundo encerramento do anime Hunter x Hunter.

No mesmo ano o tão esperado oitavo álbum, Angel of Salvation foi lançado, e isso fez com que sua popularidade se expandisse ainda mais

Defiled

Apesar de não serem muito assíduos, os japoneses se destacaram no Death Metal. Prova disso é o Defiled é uma banda de Brutal Death Metal. É formado por Shinichiro Hamada (vocal e guitarra), Takachika Nakajima (guitarra), Hiroaki Sato (baixo) e Keisuke Hamada (bateria).

Desde 2016 a banda se destaca no metal extremo. E neste ano a banda lançou Infinite Regress, seu mais recente álbum.

Balflare

Balflare é uma banda japonesa de power metal formada em Tóquio, no ano de 2004, pelo guitarrista Syuta Hashimoto e o vocalista Hideki Tada . Juntos, eles começaram a gravar uma demo, Sound of Silence . Durante a gravação desta demo, o baterista Isao Matsuzaki e o baixista Takashi Odaira se juntaram à banda. A demo foi amplamente bem recebida no Japão e sua carreira foi lançada.

Em 2005, eles lançaram seu primeiro álbum, Thousands of Winters of Flames. Após o lançamento, a banda anunciou um um segundo guitarrista, Leo Yabumoto , a fim de reproduzir ao vivo os leads de guitarra gêmea. Depois de alguns shows no Japão, o vocalista Hideki Tada saiu por motivos particulares. Eijin Kawazoe foi recrutado como o novo vocalista.

Eles continuaram tocando vários shows de sucesso e começaram a gravar seu segundo álbum em agosto de 2005. Durante esse período, eles gravaram a música “Out Break” para a coletânea Samurai Metal Vol. 1.

Em 2006, chega o álbum Tempest. Seu terceiro álbum, Sleeping Hollow, foi lançado em 23 de abril de 2008 e em 28 de setembro de 2012, eles lançaram seu quarto álbum, Downpour.

Metalucifer

Metalucifer é uma banda de heavy metal tradicional japonesa. O grupo foi formado em 1995 e reverencia o speed metal do NWOBHM (New Wave of British of Heavy Metal) e o metal em geral, evidenciando isso em suas letras.

A banda tem três álbuns lançados: Heavy Metal Drill (1996), Heavy Metal Chainsaw (2001) e Heavy Metal Bulldozer (2009).

Versailles

Versailles é uma banda japonesa formada em 2007, composta por ex-integrantes de outras bandas do cenário visual kei. Foi formada por Yuuji Kamijo (Lareine, New Sodmy), Hizaki (Sulfuric Acid) e Jasmine You (Jyakura). Com o conceito de “beleza absoluta da forma do som e os extremos da estética”, lançaram o material de estrea no MySpace.

Levaram muito tempo pensando no conceito ideal da banda e selecionando membros adequados para isso. O Versailles é tematizada na aristocracia francesa vampírica durante a Idade Média. Os membros da banda são descendentes da rosa, um clã de vampiros que enfrenta todos os estigmas de vampiros: Vivem para sempre, bebem sangue, são inexplicavelmente atraentes para humanos, etc.

Eles tocam um Metal Sinfônico, usando elementos clássicos, como pianos, violinos, etc., juntamente com os membros da banda, tocando guitarras, baixo e bateria

As roupas são e pomposas e a maquiagem é pesada. O mais interessante é que a banda compõe-se inteiramente de membros masculinos, apesar de HIZAKI e Jasmine You representarem personagens femininos.

Jasmine You faleceu em agosto de 2009, entristecendo fans no mundo todo.Em 2010, a banda trabalhou com o baixista masashi para fazer seus shows ao vivo.

The Gazette

Formada em Kanagawa, o The Gazette é mais uma do estilo visual key, mas que tem sonoridade com elementos do hard rock, metal alternativo e metalcore.

Inicialmente, contava com Ruki (vocal), Uruha (guitarra solo), Aoi (guitarra base ou principal), Reita (baixo) e Yune (bateria). O primeiro single lançado foi Wakaremichi em 30 de abril de 2002 pela gravadora Matina. Em 21 de janeiro de 2003, Yune decide sair da banda. Não demorou muito até acharem outro baterista para a banda. Kai se une ao The Gazette no dia 1 de fevereiro de 2003. Um mês depois, eles assinam um contrato com a PS Company.

O primeiro single, “Wakaremichi”, foi lançado ainda em abril daquele ano. No ano seguinte, o baterista, Yune, decidiu sair e indicou Kai que hoje é o baterista e líder da banda.

A turnê de 2006 do “The Gazette”, “Nameless Liberty.Six Guns”, realizou mais de 30 apresentações, e em 2007 o novo single da banda chegou a segunda posição no Oricon Chart em dois dias. O ápice veio em 2009, com a trilha do filme “Velozes e Furiosos 4”. “The Gazette” possui 12 álbuns e 35 singles.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish