Enslaved: assista ao videoclipe do novo single ‘Jettegryta’

by Marcos Gonçalves

A banda de Progressive Black Metal da Noruega, Enslaved, lançou o segundo single, “Jettegryta“, do seu próximo álbum de estúdio “Utgard“, que será lançado em 2 de outubro via Nuclear Blast. O single é acompanhado por um vídeo gravada na neve, no qual uma paisagem glacial da Islândia é obscurecida por eventos sinistros.

Grutle Kjellson comentou sobre o clipe:

A Islândia foi o lugar perfeito para gravar o vídeo de ‘Jettegryta’.

No folclore nórdico antigo, os Jette/Jotun (gigantes) fizeram esses caldeirões para cozinhar. Embora esses fenômenos da natureza em particular não existam na ilha vulcânica da Islândia, há muitos outros lugares nessa ilha mágica que podem levar a a habitação dos gigantes.

Quando os colonos nórdicos chegaram à Islândia nos séculos VIII e IX, os vapores e a névoa das correntes quentes e dos vulcões disseram-lhes claramente que esta ilha era habitada por elfos, anões e gigantes! Isso os lembrou das histórias de ‘Utgard‘. Para eles, a Islândia estava à porta de ‘Utgard‘, as fronteiras externas do mundo dos homens; uma porta de entrada.

A letra da música trata de entrar em um lugar tão mitológico e esotérico; no fundo de sua própria mente e imaginação, uma porta de entrada para os sonhos, o inconsciente e o reino do caos. Tentamos transformar essas palavras nesse clipe, e talvez você possa ter uma ideia do que aqueles primeiros islandeses sentiram quando entraram neste reino pela primeira vez.

Em relação ao título do álbum “Utgard“, a banda comentou:

Utgard‘ tem inúmeros significados para nós; uma imagem, metáfora, uma ‘localização’ esotérica, uma palavra por si só, etc. — em diferentes níveis e camadas. Da mitologia nórdica, nós a conhecemos como uma paisagem onde os gigantes vagam; onde os deuses de Asgard não têm controle; perigoso, caótico, incontrolável e onde mora loucura, criatividade, humor e caos.

O álbum é uma jornada para e através de ‘Utgard‘. É um lugar de unificação daquilo que está acima e do que está abaixo. Não se trata de evitar o medo da escuridão negra (continuará crescendo até o próximo confronto), mas entrar na escuridão em si. É o renascimento do indivíduo. Em um mundo que ficou tão obcecado com as falsas luzes da ganância, ciúme e egoísmo, essa é uma jornada necessária.

Utgard‘ não é um conto de fadas, é uma parte vital de sua mente e de seu entorno, e tem sido desde os primórdios da humanidade. Reconhecer que esse reino existe e é uma parte vital de nós mesmos, nos inspirou profundamente desde os primeiros dias de nossas vidas. Aproveite nossa jornada para os limites externos.

Tracklist de “Utgard”:

01. Fires In The Dark
02. Jettegryta
03. Sequence
04. Homebound
05. Utgardr
06. Urjotun
07. Flight Of Thought And Memory
08. Storms Of Utgard
09. Distant Seasons

Buy Utgard Online at Low Prices in India | Amazon Music Store ...

Fonte: Blabbermouth

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish