Dream Theater: baterista Marco Minnemann revela motivo pelo qual não foi escolhido para substituir Mike Portnoy

by Bruno Rocha

Foi de notória repercussão a audição que o Dream Theater organizou em 2011 para escolher seu novo baterista. Sete dos melhores bateristas do mundo foram convidados a fazer o teste para substituir Mike Portnoy, que deixara a banda no ano anterior. Esses foram o brasileiro Aquiles Priester, Mike Mangini, Marco Minnemann, Peter Wildoer, Thomas Lang, Virgil Donati e Derek Roddy. Destes, o escolhido foi Mike Mangini, que permanece no posto até hoje. Mas ficou claro no documentário que a banda lançou sobre as audições que Marco Minnemann foi uma espécie de “vice-campeão” da seletiva, sendo que muitos entendem que ele sim era quem deveria ter sido o selecionado.

Em recente entrevista concedida ao site Ultimate Guitar, Minnemann, que toca ou já tocou em diversas bandas e projetos como The Aristrocats, Steven Wilson, Joe Satriani, Necrophagist e Kreator, deu a entender que não levou aquela audição tão a sério e que ele sequer conhecia o material do Dream Theater antes do teste.

“Foi divertido. Para ser honesto, eu não levei aquilo a sério. Foi simplesmente uma coisa que aconteceu. Eu sou um grande amigo de Mike Portnoy e também dos caras do Dream Theater. Vocês devem saber que eu já toquei com Jordan Rudess (tecladista) em vários projetos e continuo trabalhando em alguns. Eu não considerei que estava realmente sendo testado para entrar na banda, foi somente uma decisão divertida. Foi como se eu dissesse: ‘Ei, vamos nos divertir um pouco fazendo uma jam!’”

“Eu sequer conhecia a obra do Dream Theater; eles me passaram algumas músicas e eu simplesmente as aprendi e toquei num momento que apenas pensei ser uma diversão. Mas quando eu toquei, de repente aquilo se tornou muito sério e eles gostaram! E eu também gostei! Tanto que pensei: ‘vamos lá, temos uma boa química aqui’.”

“Mas eu não era o cara certo para eles. Eu contei essa história várias vezes, mas isso é a verdade. Eles realmente gostaram, então eles perguntaram: ‘quantos álbuns do Dream Theater você tem?’, e eu respondi: ‘nenhum’. Então eles perguntaram: ‘quantas músicas nossas você conhecia?’, e eu disse: ‘bem, só as que vocês pediram para eu ouvir’. Este momento foi crucial porque eles estavam procurando por alguém que realmente queria fazer parte da banda e que iria excursionar com eles em tempo integral.”

Na mesma entrevista, Minnemann ressaltou que não teve nenhuma dificuldade em aprender as músicas que o Dream Theater pediu para ele estudar, já que, segundo o baterista, esse é o tipo de música que ele costuma praticar.

Atualmente, Marco Minnemann está trabalhando com o projeto McStine & Minnemann juntamente com Randy McStine, do Lo-Fi Resistance. Eles estão prestes a lançar um novo álbum, autointitulado, do qual foi extraído o single Program, que você pode ouvir no player abaixo.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish