Cronologia Roadie Metal: Therapy? – One Cure Fits All (2006)

by Leandro Costa

Continuamos com o Roadie Metal Cronologia da banda de rock/metal alternativo irlandês Therapy?, analisando seu sexto álbum de estúdio “One Cure Fits All”, lançado em 24 de abril de 2006 pela Spitfire Records.

Iniciando mesmo com “Sprung”, pois a “Outro” é só um espécie de prelúdio de pouco mais de 30 segundos, apresenta um interessante riff de guitarra (que se repete durante toda a música). Um bom começo com ótimas levadas de bateria e refrão bem “grudento”

“Deluded Son” tem cara de música do saudoso jogo “Tony Halk” do PS1, com um clima mais hardcore/pop punk mas com mais peso e certo requinte, clima que não se repete em “Into the Light”, que tem uma vaibe meio “Led Zeppelin” nas linhas de guitarra, com algumas dissonâncias e harmonias não tão óbvias, música bem interessante!

Pelo que estou percebendo, cada música tem uma “pegada” diferente, e acho isso muito corajoso , pois “Lose it All’ tem outra atmosfera, mais pesada, com riffs e viradas de bateria muito criativas, experimentações sonoras e um refrão bem marcante, é estranho pois soa pop mas não convencional.

“Dopamine, Seratonin, Adrenaline” desacelera um pouco, indo por um caminho mais de balada mas sem soar clichê, assim como “Unconsoled”, que apesar de ser mais tranquila já é um pouco menos “óbvia”, e um pouco mais pesada.

Com um clima bem animado, “Our White Horse” tem até agora uma das introduções mais bacanas do álbum e um dos solos mais “tortos” do álbum. “Private Nobody”é outra música bem diferente, com um clima que as vezes remete ao “surf Music” e ao metal mais “Sabbath”, é uma surpresa a cada verso.

“Rain Hits Concret” já me chamou atenção pelo peso de seu riff, que alterna com um refrão bem pop (que vai grudar em sua cabeça pelo tanto que repete), vai entender?! O peso permanece em “Fear God”, que até agora é a música mais pesada do álbum, com ótimos riffs, mais pesada que muita banda mais malvadona de metal por aí.

Chegando ao final do álbum, temos “Heartbreak Hits, que pode fazer você torcer o nariz com harmonias mais dissonantes (eu adoro) e “”Walk through Darkness”, que volta um pouco para a energia mais hardcore “Tony Halk”, fechando o disco com uma música bem alegre.

Eu nunca tinha ouvido falar dessa banda e confesso que me surpreendi, pois a banda é, pelo menos nesse disco, um “liquidificador” de influências e experimentações, mas sem passar do ponto, misturando elementos que vai do pop ao metal com precisão cirúrgica.

One Cure Fits All – Therapy?
Data de lançamento – 24 de abril de 2006
Gravadora – Spitfire Records

Faixas
1. Outro
2. Sprung
3. Deluded Son
4. Into the Light
5. Lose It All
6. Dopamine, Seratonin, Adrenaline*
7. Unconsoled
8. Our White Noise
9. Private Nobody
10. Rain Hits Concrete
11. Fear of God
12. Heartbreak Hits
13. Walk Through Darkness


Membros
Andy Cairns – vocais, guitarra
Neil Cooper – bateria
Michael McKeegan – baixo
*Ian Gatford

Nota 9

9/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish