Biografia: Derek Sherinian, teclados à favor do Rock e Metal.

by Jennifer Kelly

Poucos tecladistas podem ter um currículo tão impressionante e diverso quanto Derek Sherinian. Ele excursionou e gravou com artistas icônicos como Alice Cooper, KISS e Billy Idol, além de lançar sete álbuns solo com alguns dos músicos mais renomados do mundo, incluindo Allan Holdsworth, Yngwie Malmsteen, Joe Bonamassa, Al Di Meola, Steve Lukather, Zakk Wylde e Slash. Sherinian foi membro do Dream Theater e também é o fundador do super grupo instrumental de Rock Planet X e um dos membros fundadores da banda de Hard Rock Black Country Communion.

Derek Sherinian

Nascido em 25 de agosto de 1966, em Laguna Beach, Califórnia, Sherinian é elogiado em todo o mundo por sua distinta abordagem “guitarrista” no seu estilo de tocar teclados. Ele surgiu no cenário do Rock para assistir, porém logo se tornou um dos artistas mais cobiçados da Indústria, tendo uma flexibilidade incrível para trabalhar com os melhores músicos de vários gêneros, mantendo uma voz de assinatura em seu instrumento, alternando com facilidade de um estilo para outro.

Como surgiu esta paixão, que já dura mais de 40 anos? Derek explica: “Havia um piano vertical em minha casa quando eu era criança. Comecei minhas primeiras aulas particulares aos cinco anos. Elton John foi meu primeiro herói do teclado. Eu pude aprender suas músicas e solos de ouvido aos 10 anos”.

Depois de concluir o ensino médio, Sherinian recebeu uma bolsa de estudos na estimada Berklee College of Music, em Boston. Ao se formar, Derek conquistou seu primeiro show profissional com o baterista Buddy Miles, da Jimi Hendrix Band do Gypsys. “Eu tinha 21 anos na época”, lembra Sherinian. “Nós fizemos turnês pelos EUA, principalmente pelo circuito de Chitlin no sul. Tocamos principalmente músicas de Hendrix e clássicos de R&B”.

O guitarrista Al Pitrelli, que era o diretor musical de Alice Cooper e ex-colega de quarto de Derek ligou pra ele dizendo que Alice Cooper estava contratando uma nova banda para a Tour em apoio ao álbum “Trash”. Sherinian fez a audição e adentrou ao universo do Hard Rock, ao lado de Alice Cooper, por três anos, fazendo mais de 250 shows.

Derek Sherinian & KISS

Uma nova oportunidade surgiu em seguida com o ingresso do baterista Eric Singer, seu colega na banda de Alice Cooper, como novo contratado do KISS. A banda precisava de um tecladista de apoio nos bastidores para a Revenge Tour, em 1992. Eric Singer deu o número de telefone de Derek para Gene Simmons que fez a ligação e o convite para que ele ingressasse no grupo. Derek fez o teste e foi contratado no dia seguinte. Derek Sherinian chamou aquele momento de surreal, poder trabalhar com Paul Stanley e Gene Simmons, pioneiros em muitos aspectos na indústria da música. Sua participação no KISS durou até o fim da Revenge Tour. Já em 1994, Derek Sherinian dava um outro passo em direção a escrever definitivamente seu nome na história do Heavy Metal, ao se juntar ao Dream Theater, para a sua turnê promocional do “Awake”. No ano seguinte, ingressou oficialmente na banda, permanecendo por 4 anos, englobando os álbuns “A Change of Seasons” (1995), “Falling Into Infinity” (1997) e “Once in a LIVEtime” (1998).

No palco com Billy Idol

Em 2001, juntou-se a Billy Idol para uma turnê e em seguida ao guitarrista sueco Yngwie Malmsteen. Derek juntou-se ao baterista Virgil Donati e ao guitarrista Tony MacAlpine fundando a banda de Jazz Fusion Planet X, ao longo dos primeiros anos da década de 2000.

Derek Sherinian, Tony MacAlpine e Virgil Donati: Plane X

Em 2010, o produtor Kevin Shirley perguntou a Derek sobre uma reunião com Glenn Hughes, Joe Bonamassa e Jason Bonhan para um novo projeto. Nascia assim o supergrupo Black Country Communion, que desde então já lançou 3 álbuns, tornando-se um bem sucedido projeto, com um quarto álbum sendo programado para breve.

Glenn Hughes, Joe Bonamassa, Derek Sherinian e Jason Bonhan: Black Country Communion

O incansável tecladista seguiu em frente, e desta vez a empreitada uniu a Derek Sherinian, Jeff Scott Soto, Billy Sheehan, Mike Portnoy, e Ron “Bumblefoot” Thal, formando, em 2017, o supergrupo de Metal Progressivo Sons of Apollo, que lançou o álbum de estreia ainda em 2017, “Psychotic Symphony” e neste ano, “MMXX”, lançado em 17 de janeiro.

Sons of Apollo

Com o aclamado tecladista Derek Sherinian é assim, uma competência unida a um grande talento, que não tem prazo de validade à serviço do Rock e Heavy Metal.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish