Hailz Headbangers! Mais uma 3ª feira nos presenteia com o quadro da Roadie Metal ABC do Metal – aqui nós escolhemos semanalmente 5 bandas por letra, com objetivo de ampliar seu conhecimento musical e de explorar o que de melhor existe no Metal mundial. Essa semana vos trago 5 bandas que iniciam com a letra “W”, dentre elas, temos as em forte ascensão ao topo Within Temptation e Whiplash – ainda não são gigantes, mas são grandes nomes dentro de seus segmentos; a brasileira Woslom e a clássica Warlock que apresentou ao mundo a Rainha do Metal Doro Pesch. Por fim, apresento-lhes a banda #1 (minha preferida dentre todas) deste redator: o circo macabro do W.A.S.P.. Vamos conferir?

W.A.S.P. – Heavy Metal – E.U.A. – fundada em 1982

Release: W.A.S.P. é uma banda de Heavy Metal oriunda da Califórnia, nos Estados Unidos, tendo surgido no início dos anos 1980, sendo seus fundador o vocalista e guitarrista Blackie Lawless. O acrônimo “W.A.S.P.” é uma das maiores polêmicas que envolvem o grupo: no idioma inglês é entendido como “White Anglo-Saxon Protestant“, que significa “Branco, Anglo-Saxão e Protestante”. Posteriormente, tal termo teria sido “reinterpretado” pelos membros do grupo para que significasse “We Are Sexual Perverts”, que, traduzindo para o português, “Nós somos pervertidos sexuais”. O líder Lawless, em várias entrevistas, já desmentiu ambos os boatos, e deixou a questão ainda “mal resolvida”, não explicando a verdade obscura por trás da sigla.

O W.A.S.P. ficou famoso pelos espetáculos muito característicos, que apresentam números cruéis, do mesmo estilo dos encenados por Alice Cooper – um dos pioneiros deste tipo de espetáculo. Também possui similaridades com grupos como Lizzy Borden e Twisted Sister. Estima-se que a banda, em três décadas de carreira, tenha vendido mais de 12 milhões de cópias dos seus álbuns em todo o mundo.

Músicas de destaque: para alguém que considera a banda como sua F*** #1, fica difícil escolher as “melhores músicas” – pois TODAS são as melhores… portanto, farei uma listagem com as mais OBRIGATÓRIAS de cada álbum, as que mais mexeram comigo de alguma forma… lá vai: “I Wanna Be Somebody”, “Wild Child”, “Restless Gypsy”, “Forever Free” (música do meu casamento), “Hold On To My Heart”, “Breathe”, “U”, “Damnation Angels”, “Charisma”, “My Wicked Heart”, “The Red Room of the Rising Sun”, “Come Back to Black”, “Heaven’s Hung in Black”, “Babylon’s Burning”, “Last Runaway”.

WASP – I Wanna Be Somebody (Official Video)

Opinião do redator: W.A.S.P. sem dúvidas é uma banda ícone dentro do Heavy Metal mundial, tanto dentro de seu estilo, quanto em qualquer estilo. É aquela banda que, assim como o Iron Maiden, agrada a todo tipo de banger. Produzindo Metal de qualidade – desde sempre, e para sempre – devido ao caráter extremamente perfeccionista de seu líder Blackie Lawless, pessoalmente eu apreciaria se este cara fosse imortal e mantivesse a chama do W.A.S.P. acesa por toda a eternidade. Temos aqui uma discografia vasta, complexa, e cheia de variedade, altos e baixos baseados na existência desse grande artista. Só lembrando, que sou muuuuito suspeito:

coleção pessoal de CD’s do W.A.S.P. – (faltam os vinis)

News: afetados – assim como o restante do mundo – pela pandemia, o W.A.S.P. se viu obrigado a cancelar sua turnê intitulada “1984 to Headless” Tour. Previsão para um novo disco? Ainda nenhuma, tendo em vista o mais recente lançamento – “Reidolized-The Soundtrack to the Crimson Idol” – ainda estar quentinho do forno (2018). Videoclipes? Faz um bom tempo que o W.A.S.P. não concentra suas forças nesse tipo de produção.

Atuais membros:

Blackie Lawless
– vocal, guitarra base, baixo, teclado
Doug Blair – guitarra solo, backing vocals
Mike Duda – baixo, backing vocals
Aquiles Priester – Bateria

Discografia:

1984 W.A.S.P.
1985 The Last Command
1986 Inside the Electric Circus
1989 The Headless Children
1992 The Crimson Idol
1995 Still Not Black Enough
1997 Kill Fuck Die
1999 Helldorado
2001 Unholy Terror
2002 Dying for the World
2004 The Neon God: Part 1 – The Rise
2004 The Neon God: Part 2 – The Demise
2007 Dominator
2009 Babylon
2015 Golgotha

Mídias Sociais:

https://www.waspnation.com/

https://www.facebook.com/W.A.S.P.Nation/

Woslom – Thrash Metal – Brasil – fundada em 1997

Release: Woslom é uma banda de thrash metal oriunda de São Paulo, Brasil, fundada no ano 1997. A banda já havia gravado cinco demos que antecederam o lançamento seu primeiro álbum “Time to Rise”, em 2010. Nesse mesmo ano, o disco foi eleito o melhor álbum de thrash metal brasileiro do ano pelo site especializado MetalMilitia.

Em 2013 a banda fez outra grande turnê européia e muitos shows no Brasil para a divulgação de seu segundo álbum. Em 2015 a banda fez sua primeira turnê na Colômbia e deu início ao processo de gravação de seu terceiro álbum – “A Near Life Experience” pelo selo italiano Punishment 18 Records e no Brasil pela Shinigami Records em 2016. Realizam em 2018 uma mini-tour com a banda Claustrofobia pelos estados de São Paulo e Paraná.

Músicas de destaque: “Game Over”, “Paranoia”, “New Faith”, “Underworld of Aggression”, “Time to Rise”, “Evolustruction”, “Lords of War”, “Purgatory”, “Mortal Effect”.

WOSLOM – PARANOIA (Official Video)

Opinião do redator: Woslom é uma banda visivelmente influenciada pelas duas grandes escolas do thrash metal: a escola americana da Bay Area bem como a escola alemã. Entretanto, destarte suas influencias, conseguiram adicionar elementos modernos em seu som, adquirindo assim uma personalidade própria e bastante sólida, com canções diferenciadas e empolgantes. Confesso que não conhecia a carreira da banda profundamente, mas que com total certeza, indico aos fãs do estilo, e aos bons headbangers que curtem se divertir com música.

News: por enquanto, a Woslom está sem muitas novidades. O último video postado em seu canal do Youtube tem já um ano, mas, mesmo assim, vale a pena dar uma conferida no material contido lá. Para uma banda que curte muito estar na estrada, bem perto do público banger, essa pandemia deve ter dizimado muitos bons planos.

Membros:

Silvano Aguilera – Vocals & Guitar
Rafael Iak – Lead Guitar
Andre G Mellado – Bass Guitar
Fernando Oster – Drums

Discografia:

Legendary Attempts from Sat Afternoon Demo 2000
Woslom Remains Metallica Demo 2001
From Dark to Light Demo 2002
Beyond Inferno Demo 2004
Woslom Demo 2007
Time to Rise – Full-length 2010
Evolustruction – Full-length 2013
Panzer Fest Split 2013
A Near Life Experience – Full-length 2016
Paranoia EP 2019

Mídias Sociais:

https://www.facebook.com/woslom/

https://www.youtube.com/channel/UCUv–oCQMDzTF-DvbfcjB2Q

Warlock (R.I.P.) – Heavy Metal – fundada em 1982

Release: Warlock foi uma banda de Heavy Metal originária da cidade de Düsseldorf, na Alemanha, formada em 1982. No final dos anos 80, a vocalista Doro Pesch era a única da banda que fazia parte da formação original e, por esse motivo e problemas com o empresário que possuía os direitos sobre o nome, a banda foi proibida de usar o nome Warlock, continuando sua jornada como Doro, que é essencialmente uma continuação do Warlock. O repertório da banda Doro inclui vários clássicos do Warlock.

Músicas de destaque: “Without You”, “All Night”, “Fight for Rock”, “All We Are”, “East Meets West”, “Für immer”

Warlock-Fight For Rock

Opinião do redator: Warlock é sem dúvida um dos grandes nomes do Heavy Metal dos 80′! Metal clássico, cru, típico daquela Era. Quem é adepto, ouvirá suas obras até a morte. Quem não é adepto, está errado! (…) Brincadeiras a parte, esta foi uma importante banda que ajudou a solidificar o estilo e promover o nascimento de tantas outras bandas que se influenciaram de seu trabalho, mesmo de outros gêneros do Metal. Doro Pesch se tornou um ícone no Metal Mundial e acrescentou muita força à figura feminina dentro do cenário, fato este que, pasmem!, em alguns lugares ainda é visto com enorme preconceito! Ah bangers… vocês ainda tem tanto a evoluir…

News: Doro recentemente inovou o cenário Metal – afetado pela “atual pandemia” – promovendo o primeiro festival com “distanciamento social” da história: um drive-in metal fest, que consistiu nos expectadores manterem-se dentro de seus veículos assistindo ao evento, como via-se em alguns pontos nos Estados Unidos, em cinemas nesse formato. Confira a matéria completa no link abaixo:

http://roadie-metal.com/doro-realizou-o-primeiro-show-drive-in-na-alemanha/

Membros:

Doro Pesch – vocal
Niko Arvanitis – guitarra
Tommy Bolan – guitarra
Tommy Henriksen – baixo
Michael Eurich – bateria

Discografia:

Burning the Witches (1984)
Hellbound (1985)
True As Steel (1986)
Triumph And Agony (1987)

https://www.facebook.com/Warlock.Band/

Whiplash – Thrash Metal – E.U.A. – fundada em 1984

Release: Whiplash é uma banda de thrash metal oriunda de New Jersey, nos Estados Unidos, fundada por Tony Portaro, guitarrista, vocalista liderando a formação junto ao baterista britânico Dan Foord e do baixista de Nova York Dank DeLong. A banda surgiu na verdade com o nome de Jackhammer em 1983, mudando para Whiplash no ano seguinte – fazendo o que se chamava de Speed Metal, e que mais tarde mudou para Thrash Metal.

O Whiplash sempre foi uma banda de músicos excelentes, como Tony Scaglione (bateria), Joe Cangelosi (bateria) e Tony Bono (baixista, falecido em 2002, por um ataque do coração). A banda possui sete discos em sua discografia sendo que seu último lançamento – “Unborn Again” – veio após um longo hiato de 11 anos.

Músicas de destaque: “Last Nail in the Coffin”, The Burning of Atlanta”, “Red Bomb”, “ King with the Axe”, “Last Man Alive”, “Swallow the Slaughter”, “Last Nail in the Coffin”, “ Ticket to Mayhem/4 E.S.“, “Temple of Punishment”.

Não encontrei NENHUM videoclipe da banda pra postar.

Opinião do redator: confesso, nunca prestei a devida atenção nesta banda, mea culpa por ter sempre dedicado meus plays às bandas de maior “tradição”, detentoras dos “Big Four(s)… Contudo, antes tarde do que nunca, já dizia alguém que não lembro neste momento… O Whiplash detém todos os elementos necessários para receber o título de “grande nome do Thrash”, contudo, assim como tantas outras, têm de lutar muito para conquistar seu espaço ( e diga-se, vêm ganhando bastante espaço no globo). Pelo pouco que conheci da carreira, imprescindível ouvir todos os discos, degustando cada um com um bom tempo – recomendo com bons goles de cerveja bem gelada.

News: remando na contra-mão do mundo, o Whiplash detém uma data (ainda não cancelada, até onde tenho conhecimento) de um evento onde figura como headliner, a ocorrer em agosto desse ano na Finlândia. Vamos ver se o “COVID-19” permitirá…

Formação Atual:

Tony Portaro – vocal/guitarra
Dank DeLong – baixo
Dan Foord – bateria

Discografia:

Power and Pain (1985)
Ticket to Mayhem (1987)
Insult to Injury (1990)
Cult of One (1996)
Sit Stand Kneel Prey (1997)
Thrashback (1998)
Unborn Again (2009)

Mídias Sociais:

https://www.facebook.com/WhiplashThrash/

Within Temptation – Simphonic / Gothic Metal – Países Baixos – fundada em 1996

Release: Within Temptation é uma banda de metal sinfônico / gothic metal oriunda dos Países Baixos (Holanda), formada no ano de 1995 pelo guitarrista Robert Westerholt, e pela vocalista Sharon den Adel. Em uma entrevista, Sharon definiu o som da banda como um “rock sinfônico com várias influências”. A banda detém em sua discografia sete álbuns de estúdio e ganha, ano após ano, um maior número de seguidores.

Within Temptation foi um “segredo bem guardado na Holanda” durante os primeiros anos de existência, sendo que a banda explodiu nos holofotes da Europa apenas após o lançamento de seu segundo álbum, “Mother Earth”, em 2000. Desde então, cresceram exponencialmente, vendendo mais de 3,5 milhões de CDs e DVDs com lançamentos em 48 países, recebendo 30 prêmios Gold e Platinum e 4 Export Awards da Holanda, além de 2 MTV European Music Awards, 2 World Music Awards.

Músicas de destaque: “Ice Queen”, “Mother Earth”, “The Promise”, “Iron”, “Dark Wings”, “Entertain You”, “Paradise About Us”, “Restless”

Within Temptation – Ice Queen (official video)

Opinião do redator: assim como a grande maioria da Nação Headbanger, conheci o Within Temptation no lançamento do disco “Mother Earth”, o qual considero um dos melhores trabalhos de metal sinfônico de todos os tempos. Logo às primeiras palavras pronunciadas pela doce e suave voz de Sharon den Adel, tive certeza de que outras bandas, e até mesmo o Within Temptation, teria que ralar muito para superar esta incrível obra. A banda sofreu algumas “modificações” em seu som com o passar dos anos, nada que denotasse algo “trágico” em sua personalidade musical, apenas, não teve medo de enfrentar a evolução natural de sua música.

News: Em 17 de setembro de 2019, a banda anunciou a “Worlds Collide Tour” que trata-se de uma turnê conjunta com o Evanescence a qual duraria de abril a maio de 2020. Mais uma vez, devido à pandemia do COVID-19, a turnê foi adiada para setembro de 2020.

Formação atual:

Sharon den Adel – vocal
Robert Westerholt – guitarra
Stefan Helleblad – guitarra
Ruud Adrianus Jolie – guitarra
Jeroen van Veen – baixo
Martijn Spierenburg – teclado
Mike Coolen – bateria

Discografia:

Enter (1997)
Mother Earth (2001)
The Silent Force (2004)
The Heart of Everything (2007)
The Unforgiving (2011)
Hydra (2014)
Resist (2019)

Mídias Sociais:

https://www.facebook.com/wtofficial/

https://www.youtube.com/channel/UCiSQf6v-4cNmbEFdind5z2Q

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish