ABC do Metal: letra N

by Tatianny Ruiz

Sejam bem vindos ao ABC do Metal, aqui nós escolhemos 5 bandas por letra, uma vez por semana, para você ampliar seus conhecimentos e encontrar o que existe de melhor na cena mundial. Confira abaixo as bandas com a letra N:

Nile – Technical Death Metal – Origem: Estados Unidos – Formada em 1993

Foto de divulgação

Release: formada em 1993 em Greenville, Carolina do Sul, pelo vocalista e guitarrista Karl Sanders, pelo baixista e vocal Chief Spires e pelo baterista Pete Hammoura, a banda de technical death metal NILE levou dois anos até a gravação de duas demos, ‘Festivals of Atonement‘, lançada no mesmo ano, e ‘Ramses Bringer of War‘ de 1996, apresentando o aguardado álbum de estréia ‘Amongst the Catacombs of Nephren-Ka‘ apenas em 1998, após o relançamento do EP ‘Ramses Bringer of War‘ pela Visceral Productions e uma série de shows pelos Estados Unidos ao lado de bandas como Cannibal Corpse e Obituary.
Inspirados pela mitologia egípcia, árabe e mesopotâmica em uma mescla com arte, religião e as obras do renomado escritor americano H.P. Lovecraft, NILE apresenta linhas técnicas de death metal profusas que os renderam nove álbuns de estúdio, duas compilações e três Eps, sendo o mais recente o álbum ‘Vile Nilotic Rites‘ lançado em 2019.

Músicas de destaque: “Kaffir“, “Annihilation of the Wicked” e “Unas Slayer of the Gods” estão entre algumas das melhores músicas da banda.

Opinião do redator: NILE é facilmente um dos maiores nomes da cena do death metal. Eles criam músicas tão estritamente dedicadas a um assunto, ao mesmo tempo em que abraçam o tecnicismo e a brutalidade, a ponto de qualquer coisa que eles lançarem será reconhecível, fato garantido pela identidade jamais alterada. Karl Sanders leva a escrita musical para um nível de extremo profissionalismo e, embora na maioria das vezes isso o tenha ajudado, às vezes pode parecer tão carregado que é quase robótico. Pelo menos todos os álbuns do NILE oferecem algo um pouco diferente, e o mais novo, o ‘Vile Nilotic Rites‘, é um álbum incrível que nos mostrou que esta banda, apesar dos anos e das mudanças de formação, ainda tem muito a nos oferecer.

Novidades: lançado em 1 de Novembro de 2019, o álbum ‘Vile Nilotic Rites‘ seria toda a rota de trabalho da banda NILE em 2020, com vários shows e turnês programadas para vários lugares do mundo, entre eles Japão e Austrália, mas em decorrência da pandemia e restrições as datas foram postergadas e estão sendo anunciadas através das redes sociais da banda. Enquanto isso NILE segue na divulgação do novo trabalho que inclusive atingiu a marca como um dos melhores álbuns lançados em 2019 por vários sites e revistas.

Formação:
Karl Sanders – guitarras, vocais e teclados 
George Kollias – bateria 
Brad Parris – baixo e vocais
Brian Kingsland – guitarras e vocais

WEBSITE|FACEBOOK|SPOTIFY

Não Ouça Vozes Alheias – Metalcore – Origem: Brasil – Formada em 2011

Foto de divulgação

Release: formada em Garulhos, São Paulo, em meados de 2011, a banda de metalcore NÃO OUÇA VOZES ALHEIAS surgiu com o intuito de mesclar uma sonoridade versátil ao peso e melodia do metal através de vocais guturais e melódicos, guitarras encorpadas e letras de amplo aspectos, alcançando os sentidos próprios e pessoais de cada ouvinte. Estreando com o EP ‘Declive‘ de 2014 a banda ganhou uma ótima aceitação entre o público mais jovem, fato que os levou ao lançamento do álbum ‘Helix‘ em 2015.

Músicas de destaque: “Maior que eu e você“, “Evollutus” e “Abra os olhos” estão entre as músicas da banda favoritas entre o público.

Opinião do redator: não é novidade para ninguém que o cenário metalcore tem passado por uma fase de muitos lançamentos, tantos que raramente podemos ver uma banda se destacar no meio da multidão, mas NÃO OUÇA VOZES ALHEIAS possui um contato muito pessoal com os ouvintes, lidando musicalmente com muitos parâmetros emocionais que facilmente se conectam e favorecem uma base de fãs renovada e diferenciada ao metal. Sabe aquela banda que você pode ver tocando em um festival com outros gêneros e ao mesmo tempo tocando na rádio para o público mainstream? Esta com certeza é NÃO OUÇA VOZES ALHEIAS.

Novidades: em 28 de fevereiro deste ano a banda lançou um novo single acompanhado de vídeo clipe, “Balas“, e segue ativa em palcos e projetos sempre disponibilizando novidades através das redes sociais.

Formação:
Willian Souza – vocal
Victor Mendes – guitarra e vocal
Lula Barreto – violão
Caio Varanauskas – baixo
Igor Mamute – bateria

FACEBOOK|INSTAGRAM

Nargaroth – Black Metal – Origem: Alemanha – Formada em 1996

Foto de divulgação

Release: formada em 1996 pelo músico René “Kanwulf” Wagner em Eilenburg, Alemanha, a banda de black metal NARGAROTH remanesce de um pouco antes disso, quando Kanwulf guardou algumas músicas para si após o lançamento das duas demos de sua banda anterior, Orke. Depois de três anos em silêncio e do suicídio de seu melhor amigo, a banda se reuniu novamente em 1998 para o relançamento da demo ‘Herbstleyd‘, o que os levou posteriormente ao lançamento em 1999 do álbum ‘Amarok‘, contendo apenas músicas antigas que ainda não haviam sido gravadas.

Músicas de destaque: “The Day Burzum Killed Mayhem“, “Herbstleyd” e “I Bring My Harvest Moon” estão entre algumas das melhores músicas da banda.

Opinião do redator: Nargaroth, a banda formada por René Wagner acabou mesmo entre muita luta se tornando um dos ícones da cena negra do metal. Ele costumava usar o pseudônimo de “Kanwulf“, mas agora atende pelo nome de infância “Ash”. Essa banda é black metal da mais alta ordem e, se você a ouvir, verá o porquê. Nargaroth nunca foi uma banda satânica de black metal comum. Os temas de Nargaroth geralmente giram em torno do ódio e da misantropia, além de coisas como natureza e dualidade. Alguns dos temas são profundamente pessoais para Kanwulf ou Ash, ou como você quiser chamá-lo. Eles mudaram sua sonoridade em várias ocasiões e às vezes realmente compensou e outras vezes não. Mas mesmo quando não funciona muito bem, nunca é um desperdício ouvir esta banda.

Novidades: com uma considerável discografia repleta de álbuns de estúdio, splits e singles, NARGAROTH se tornou uma entidade dentro do black metal, atualmente a banda é formada apenas pelo músico fundador, Ash (René Wagner), responsável pelos vocais, guitarras, baixo e teclado, mas continua trabalhando com outros músicos e em atividade desde o lançamento do álbum ‘Era of Threnody‘ de 2017.

Formação:
René “Kanwulf” Wagner/Ash – todos os instrumentos e vocal

FACEBOOK|WEBSITE|SPOTIFY

Nafrat – Death Metal – Origem: Cingapura – Formada em 2003

Release: NAFRAT é uma banda de death metal de Cingapura que foi formada em 2003, ao qual o nome significa “Ódio” em hindu e incorpora os vários aspectos da psique humana. Com as primeiras influências da banda, desde Suffocation, Morbid Angel e Immolation, a banda gravou a primeira demo “Chaos Unleashed” em 2005 e no mesmo ano gravou e lançou o EP “Invoking The Masses“. Ambos os lançamentos receberam críticas positivas em toda a região do Sudeste Asiático, que possibilitou NAFRAT em estar em vários CDs de compilação. Os membros originais, Farhan Jumaat (vocal), Asmat Tarmimi (bateria), Iskandar Zul (guitarra) e Han Shah (guitarra) gravaram “Through Imminent Visions“, o álbum de estreia de estúdio em 2007. Com Cedric Chew (Meza Virs) no leme de produção, NAFRAT assinou um contrato com a Vrykoblast Productions e lançou “Through Imminent Visions” para distribuição mundial em 2008.
A banda passou por inúmeras mudanças na formação logo após o lançamento de “Through Imminent Visions“. O membro fundador e vocalista Farhan Jumaat se separou de NAFRAT e outros membros foram recrutados em apoio a “Through Imminent Visions“.
NAFRAT já tocou como banda de apoio com nomes como Misery Index, Cannibal Corpse e Obscura, entre outros, além dos vários shows regionais na Malásia, Indonésia, Hong Kong e Taiwan.
Logo depois eles entraram em hiato com relação a problemas de formação e família enfrentados por alguns de seus membros: o guitarrista Han Shah entrou para os vocais em 2016, com Iskandar Zul nas guitarras, Firdaus Kadir no baixo e Asmat Tarmimi na bateria. Em janeiro de 2018, NAFRAT lançou o segundo álbum de estúdio chamado “Abnegation” no Bandcamp, distribuído pela gravadora indonésia Brutal Infection Records. “Abnegation” está disponível nos formatos digital e físico no Bandcamp, apresentando 9 faixas de death metal com conceitos líricos profundos que evocam uma atmosfera mais sombria em comparação com seus lançamentos anteriores.

Músicas de destaque: “Purify Lest Decay“, “In Chaos We Reign” e “Subservient Forms” estão entre algumas das melhores músicas da banda.

Opinião do redator: NAFRAT é uma banda contagiante, diferenciada em sua sonoridade que abrange muitos aspectos regionais este é um nome de ganhou a fácil aceitação do público do metal asiático e compensa a audição para quem busca algo mais além do death metal costumeiro.

Novidades: a banda atualmente segue com a divulgação, shows e turnês dedicadas ao último lançamento de 2018, o álbum ‘Abnegation‘.
Ainda não há maiores novidades sobre um próximo álbum.

Formação:
Han Shah – vocais e guitarras
Iskandar Zul – guitarras
Firdaus Kadir – baixo
Asmat Tarmimi – bateria

FACEBOOK|SPOTIFY

Nachtschatten – Melodic Death Metal – Origem: Alemanha – Formada em 2010

Foto de divulgação

Release: formada em Karlsruhe, Baden-Württemberg, Alemanha, em 2008, a banda de death metal melódico Nachtschatten ficou conhecida por utilizar textos metafóricos em alemão em suas letras. A banda surgiu de uma banda de folk metal com o mesmo nome, fundada em Karlsruhe em 2008. Foi aqui que os membros fundadores Daniel Wengle (baixo) e Andreas Siefert (guitarra) se conheceram. Como não havia lançamentos até a dissolução em 2010, Andreas Siefert e Daniel Wengle decidiram adotar o nome na recém-criada banda de death metal Nachtschatten. Incorretamente, às vezes a data da fundação da banda é dada em 2008.
Em 2011 a banda lançou duas demos mas foi apenas em 2015 que o primeiro álbum de estúdio ganhou vida, ‘Prolog‘.

Músicas de destaque: “Blitzschlag“, “Stählerne Göttin” e “Zeichen Des Untergangs” estão entre algumas das melhores músicas da banda.

Opinião do redator: apesar do tempo passado desde a formação Nachtschatten está longe de ser uma banda com muito mais que possa ser avaliado. ‘Prolog‘ é um álbum intrigante e enérgico mas apesar disso ainda deixou muitas dúvidas do que esta banda seria capaz de nos trazer no futuro. Além disso nós apenas podemos dizer que entre o pouco que podemos encontrar sobre eles existe um material sólido que compensa a audição.

Novidades: este ano a banda Nachtschatten finalmente liberou algumas novidades, e entre elas está o EP ‘Leuchtfeuer‘ lançado em 6 de março de 2020 com seis novas músicas. Acompanhando o novo esforço a banda liberou em dezembro de 2019 o vídeo clipe de “Verspiegelte Gläser“, faixa que integra este novo trabalho.

Formação:
Daniel – vocais e baixo
Dennis – vocais e guitarra
Andreas – guitarra
Matze – guitarra
Pascal – bateria

FACEBOOK|WEBSITE


You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish