40 discos que completam 40 anos #05

by Gustavo Troiano

Uriah Heep – Conquest
LANÇAMENTO: fevereiro de 1980
GRAVADORA: Bronze Records

Essa é uma banda que tenho um carinho imenso, não importa a formação. Mick Box é um guitarrista e compositor extremamente carismático e talentoso. Tive a oportunidade de encontra-lo pessoalmente em Ribeirão Preto/SP na passagem do Uriah Heep em única apresentação no interior de São Paulo em 2014.

O fim de 1979 e inicio de 1980 foi um período de mudança para a banda, com John Sloman assumindo a função de vocal principal, Lee Kerslake saindo do grupo e o compositor principal Ken Hensley deixando também a banda. Todas essas mudanças na formação acabaram influenciando também o som da banda, que se transformou em um Rock mais comercial.

Esta é a era mais controversa da história de Uriah Heep, com muitos fãs acreditando que Conquest é o pior registro do grupo. Apesar de esta época ser considerada desastrosa tanto por Hensley quanto por Mick Box, o álbum recebeu críticas positivas e também vendeu bem o suficiente para entrar no Top 40 das paradas de álbuns do Reino Unido, enquanto os três álbuns anteriores da banda com John Lawton não conseguiram chegar às paradas no Reino Unido.

A fotografia da capa, tirada por Martin Poole, baseia-se na famosa imagem do levantamento da segunda bandeira em Iwo Jima.

John Sloman acabou saindo da banda em setembro do mesmo ano e deixou o grupo em um estado de colapso. Sobrou para o guitarrista Mick Box tentar recompor a banda com um novo cantor, Pete Goalby que acabou gravando os dois lançamentos seguintes, Abominog e Head First.

FORMAÇÃO:
John Sloman – lead and backing vocals, piano, percussion
Mick Box – guitars
Ken Hensley – OBX, vocoder, organ, piano, guitars, backing vocals
Trevor Bolder – bass guitar, backing vocals
Chris Slade – drums, percussion

1 – “No Return” – 6:07
2 – “Imagination” – 5:49
3 – “Feelings” – 5:26
4 – “Fools” – 5:03
5 – “Carry On” – 3:57
6 – “Won’t Have to Wait Too Long” – 4:54
7 – “Out on the Street” – 5:57
8 “It Ain’t Easy” – 5:45

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish