40 de Quarentena #24: ÍVEA – Horizonte de Eventos (2019)

by Helton Grunge

Devido ao momento que estamos atravessando, eu, Helton Grunge, decidi criar este quadro de matérias chamado 40 de Quarentena. O quadro consiste em 40 dicas de álbuns para se ouvir durante essa crise de saúde que estamos enfrentando no mundo. Uma vez que tudo está limitado e que temos que ficar o máximo possível em casa, vou sugerir 40 álbuns muito bons para que você ouça e lhe ajude a passar por este tempo de crise.

A ideia é fugir das obviedades e falar de bandas que merecem ter seu trabalho em álbum conhecido, tal sua qualidade. Não preciso aqui “chover no molhado” e apresentar álbuns clássicos, até porque sua importância na música já é clara e certamente influenciou vários trabalhos. Os álbuns não necessariamente serão da cena underground, muitas vezes serão também de bandas que já se ouviu falar, mas não se ouviu um trabalho completo dela: vale a pena conferir a matéria e conhecer os trabalhos sugeridos. Para conferir as matérias anteriores deste mesmo quadro CLIQUE AQUI.

O álbum de hoje é Horizonte de Eventos (2019) da banda de Hardcore Melódico chamada ÍVEA.

ÍVEA é uma banda de Hardcore Melódico formada em Matão – SP no ano de 2012. A banda é uma derivação de outra que se chamava Jhey Rood e apresentava uma sonoridade um pouco distinta, sendo mais agressiva e rápida do que a ÍVEA, que apresenta uma sonoridade mais intensa e melódica.

O EP Horizonte de Eventos (2019) foi gravado no Nova Studio, estúdio musical de  Araraquara – SP e produzido por Gabriel do Vale.

A sonoridade da banda passa muito pela intensidade e melodia que eles colocam em seus trabalhos. As experiências vividas são contadas em cada acorde, em cada melodia, em cada verso da música.

Gosto de todo a obra da banda que já lançou 3 EP’s: Egocêntrica (2014), Horizonte de Eventos (2019) e Interestelar (2019).

Confira abaixo a tracklist de Horizonte de Eventos (2019) da banda de ÍVEA.

01. Meu Próprio Inferno
02. O Outro Lado
03. Minha Voz
04. Dedos Cruzados

Como este trabalho trata-se de um EP de apenas quatro faixas, vou destacar apenas duas. Gosto de todas as faixas do disco, mas as melhores do EP são Outro Lado e Minha Voz.

Os trabalhos da banda tratam sobre relacionamentos, sobre vivência, sobre cotidiano, sobre melancolia e sobre saudade. As músicas são bem viscerais e bem verdadeiras, a banda realmente tem muita história para contar.

A faixa Outro Lado tem uma levada mais agitada, mais rápida, mas sem deixar de ser melódica. O refrão da música é bem marcante e intenso. A faixa fala sobre lutar com todas as forças para estar ao lado de quem se ama, independente das dificuldades e do tempo.

Minha Voz já é uma faixa mais próxima de uma balada, com um refrão crescente e intenso. Conforme a levada da música vai ganhando intensidade, ela fica ainda mais marcante. O desespero colocado na letra traz à memória um pedido de compreensão que nem sempre é entendido pela outra pessoa. A demonstração do sentimento aqui chega ao ápice.

Uma característica marcante da banda no álbum é o trabalho de vozes feito pelo vocalista Pedrão e pelo guitarrista e vocalista de apoio chamado Rafael Tanisho.

A formação da banda no álbum contou com Pedrão nos vocais e na guitarra, Rafael Tanisho na guitarra e nos vocais, Paulinho na bateria e Brava no baixo.

Então escolha seu melhor fone, escolha sua plataforma de streaming preferida e aproveite este tempo de crise social para ouvir bons trabalhos musicais. A dica de hoje foi Horizonte de Eventos (2019) da banda de Hardcore Melódico chamada ÍVEA, mas sempre teremos novas dicas aqui com um breve resumo e breve opinião minha sobre o trabalho.

Espero que a dica seja interessante e que usem este tempo difícil a seu favor, cuidando-se e cuidando das pessoas ao redor; mas sem deixar de conhecer ótimos trabalhos musicais que talvez você não teve tempo para ouvir. Ouviu o trabalho? Deixe seu comentário abaixo, vamos conversar sobre. Caso vá ouvir após ler a matéria, volte para dizer o que achou e se a dica valeu a pena.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish