21 Covers: #13 – Blind Guardian – Don’t Talk to Strangers (1999)

by Mauro Antunes

Após deixar o Black Sabbath em 1982, Ronnie James Dio resolveu lançar-se em carreira solo. As experiências de ter trabalhado anteriormente com músicos do porte de Ritchie Blackmore, Tony Iommi, Geezer Buttler, Cozy Powell, dentre outros, deu ao mestre a confiança de trabalhar com sua própria banda e que levaria seu sobrenome artístico, “Dio”. Ao lado de Vinny Appice (bateria), Vivian Campbell (guitarra) e Jimmy Bain (baixo), lançou em 1983, um dos maiores discos da história da música pesada, o grandioso “Holy Diver”, que além da faixa título, contém hinos como “Stand Up and Shout”, “Rainbow in the Dark”, “Shame on the Night” e a belíssima “Don’t Talk to Strangers”; uma aula do início ao fim.

No final da década de 90, os álbuns tributo estavam em alta. A gravadora alemã Century Media deu uma tremenda bola dentro ao juntar um time de craques, bandas então promissoras e outras já com certa rodagem na cena e lançou no mercado o tributo duplo “Holy Dio: A Tribute to the Voice of Metal”. Nomes como Yngwie Malmsteen, Primal Fear, Gamma Ray, Stratovarius, Doro, Jag Panzer, Hammerfall, Axel Rudi Pell, Solitude Aeturnus e Grave Digger, cravaram seus nomes e prestaram lindos tributos ao mestre Ronnie James Dio, em versões que abrangiam além da banda solo, clássicos do Black Sabbath e Rainbow.

E logo na faixa de abertura, outra banda do primeiro escalão, o Blind Guardian presenteou seus fãs com uma linda versão para “Don’t Talk to Strangers”. Naquele momento, Hansi Kürsh, Andre Olbrich, Marcus Siepen e Thomen Stauch estavam no seu auge e criaram uma linda versão para esta composição de Ronnie James Dio. Na introdução, Kürsh canta de forma mais contida e com um timbre que chega até a lembrar o original, mas quando a pancadaria começa, Kürsh solta sua inconfundível voz, e estampa ao ouvinte, o “jeito Blind Guardian de ser”. Os solos estão fieis ao original a as linhas de bateria de Stauch, soam como Blind Guardian e não como Dio. Uma justa homenagem à “Voz do Metal”.

Em 2007, a Virgin Records remasterizou e relançou a compilação “The Forgotten Tales”, e incluiu esta faixa como bônus, além de outros covers. Confira abaixo

Blind Guardian – Don’t Talk to Strangers (1999)
Dio – Don’t Talk to Strangers (1983)

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish