18 coisas que você provavelmente não sabia sobre Ronnie James Dio

by Gustavo Troiano

Simon Young da revista Kerrang fez algumas escavações profundas para trazer alguns fatos surpreendentes da vida do lendário vocalista que faleceu em 16 de maio de 2010.

Desde seus dias como cantor no início dos anos 60, até Elf, Rainbow, Black Sabbath e sua própria banda, seus vocais impressionantes moldaram e influenciaram o metal como o conhecemos hoje.

Vamos lá então:

1. Ronnie James Dio tinha supostamente a mesma altura de Michael J. Fox, Pablo PicassoGlenn Danzig.

2. Quando criança, Ronnie James Dio aprendeu tocar trombeta, e seu pai o fez ter aulas por duas horas todos os dias. “Ele tocou trompete no palco com Gene Pitney aos 15 anos”, disse sua viúva Wendy ao Loudwire. “Ele decidiu que não podia ter garotas tocando trompete, então aprendeu a tocar baixo.”

3. Como o Heavy Metal não foi inventado, Ronnie adorava ouvir ópera quando criança e era fã de Mario Lanza. “Eu não podia acreditar na sua voz incrível”, disse ele ao USA Today. “Eu queria usar esse aspecto da vocalização no contexto do Rock’n’roll. Acho que essa é a conexão que as pessoas veem entre o meu estilo de ópera e a música o mais pesado possível”.

4. Com o incentivo de seus pais, Ronnie se matriculou na Universidade de Buffalo e estudou farmacologia. Ele frequentou a escola de 1960 a 1961 e tocou trompete na banda da universidade.

5. Dio é a palavra italiana para “Deus”, mas ele adotou seu nome artístico do mafioso ítalo-americano Johnny Dio, cujo nome verdadeiro era Giovanni Ignazio Dioguardi.

6. É sabido que Ronnie tocou baixo e cantou para a banda Elf. Mas você sabia que o tecladista e guitarrista Doug Thaler passou a co-gerenciar o Mötley Crüe ? Agora você sabe.

7. Ronnie e sua primeira esposa Loretta Berardi adotaram um filho, Dan Padavona. Ele lançou seu romance de terror de estreia, Storberry, em 2014. “É um romance de terror da velha escola, retratando uma pequena cidade da Virgínia tentando sobreviver a uma infestação de vampiros”, disse Dan a Blabbermouth . “É uma combinação de Nosferatu e Noite dos Mortos-Vivos.”

8. Durante sua primeira jam com o Black Sabbath em 1979, a banda escreveu Children Of The Sea, que apareceria no álbum Heaven And Hell, lançado um ano depois.

9. O vídeo do Holy Diver foi filmado na Igreja de São Marcos, na North Woolwich Road, em Londres. Agora é chamado de Brick Lane Music Hall e foi votado como o “local mais amigável da Grã-Bretanha” pelas empresas de ônibus do Reino Unido.

10. Ronnie descreveu sua paródia no episódio de “South Park” Hooked On Monkey Fonics como “maravilhosa”. No show, sua banda – descrita como uma força musical dos anos 70 e 80 pela diretora Victoria – apresenta Holy Diver em uma dança da escola. “Inicialmente, eu não queria deixar isso acontecer, porque senti que eles apenas me crucificariam [e] que eu acabaria sendo como o que fizeram com Rod Stewart e o que fizeram com Elton John e o que eles fizeram com Ozzy . Mas eles garantiram ao nosso escritório que eram verdadeiros fãs de Dio e que eu gostaria. Então pensei comigo: ‘Bem, se você quer ser um ícone americano, é melhor deixá-los fazer isso’. E eles fizeram, e eu fui nocauteado. Foi divertido. Eu pensei que eles eram mais cruéis com o baterista, se mais alguma coisa”.

11. Ronnie nunca tocou em drogas. “Vi como isso era destrutivo e como entorpeceu sua sensibilidade e devorou ​​seu talento e sua vida”, revelou. “Fui criado por ótimos pais, cujo respeito nunca quis perder.”

12. Na música Dio, de 2001, Tenacious D afirmou que a lenda do rock era muito antiga para o rock aos 59 anos de idade e que era “hora de ele passar a tocha”.

13. Ronnie James Dio foi originalmente contratado para dar a voz de Doviculus no jogo de videogame de metal Brutal Legend , mas foi substituído por Tim Curry, estrela do Rocky Horror Picture Show. Não foram dadas razões para a decisão. Ainda assim, sempre há o jogo da plataforma Holy Diver de 1989 para saciar seu apetite.

14. Como um mestre lírico de todas as coisas, espadas e feitiçaria, Ronnie seria inspirado a escrever enquanto assistia seu amado New York Giants na TV.

15. O vocalista foi apresentado à comida indiana por Glenn Hughes – “Ele experimentou e adorou e não parava de comer”, lembra Wendy.

16. Na série de mangá Jojo’s Bizarre Adventure, o personagem Dio Brando – um vampiro britânico – recebeu o nome da lenda do metal do ator Marlon Brando. Da parte 3 em diante, ele é simplesmente conhecido como Dio.

17. Ronnie James Dio cortou o polegar em um acidente de jardinagem em 2003 e revelou seu primeiro pensamento: como ele tocaria as buzinas no palco. “Eu estava no meu quintal tentando colocar esse gnomo de jardim em uma ladeira”, explicou ele. “Esta é uma peça muito pesada de enfeite de jardim, provavelmente 60 libras ou mais. Enfim, caiu, caí no meio dos arbustos e comecei a deslizar para o fundo da colina. Minha mão parou em uma pedra e o gnomo caiu nela, esmagando meu polegar entre a rocha e o gnomo. Apenas olhei para minha mão e o primeiro pensamento que surgiu em minha mente foi: ‘Como diabos vou fazer minha marca do diabo assinar agora? Essa é a minha marca registrada! Eu não estava preocupado com a lesão, mais preocupado com minha carreira. Sou grato por ainda ter meu polegar e ainda poder tocar minha buzina.

18. Após a morte de Ronnie James Dio, sua propriedade leiloou exatamente 666 de seus pertences no Julien’s Auction em Nova York em 2018. “Estou feliz que a extensa coleção de itens de Ronnie vá para seus fãs, museus e colecionadores de todo o mundo para ser exibido para todos verem e curtirem”, disse Wendy. “Esses itens são muito especiais para mim, mas reconheço a importância histórica de Ronnie e ele gostaria que seus fãs pudessem possuir, curtir e ver esses itens por muitos anos”.

Fonte: Kerrang

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish